Você trabalha com engenharia ou arquitetura? Fazer um curso bim online pode ser o seu diferencial nas áreas relacionadas a construção. Building Information Modeling (BIM) é uma tecnologia inovadora e uma carta na manga para ser utilizada por profissionais capacitados.
Ter um curso BIM online será ótimo para colocar no seu currículo. Por isso, explicaremos para você o que é BIM e também separamos cursos para você conhecer e se tornar um profissional bem-sucedido!

O que é BIM?


Building Information Modeling (BIM) ou Modelagem da Informação da Construçãocomo o termo é conhecido em português – é uma tecnologia usada na execução de construções. Com o BIM se pode utilizar  softwares para criar uma imagem 3D da construção, o que faz com que o projeto se assemelhe a uma maquete, porém digital.

Em alguns softwares, todas as pessoas envolvidas na construção, desde engenheiros, arquitetos e os que trabalham na execução, podem acessar o projeto. Além de modificar ou acrescentar informações, enfatizando o trabalho colaborativo como modo de alcançar agilidade e um controle mais amplo sobre o orçamento da obra.

Vantagens no uso de software


Isso auxilia a criação e execução do projeto, de etapa em etapa. As ferramentas do BIM permitem que sejam determinados parâmetros de espessura, comprimento, altura, propriedades térmicas e acústicas. Assim como saber o exatamente qual material será utilizado e uma visão mais assertiva sobre os custos totais.

Essa tecnologia veio para acrescentar ferramentas a antigos modelos, como os projetos feitos em 2D no AutoCad. Muitos softwares já utilizam a implementação BIM e o trabalho colaborativo como norma.
Cada vez mais valorizado nos projetos, é difícil imaginar um futuro sem o uso desse método.

Onde fazer curso BIM?


Pensando em você, separamos alguns cursos que podem auxiliar a sua jornada na área da construção. Vale a pena conhecer os cursos, os seus requisito e escolher aquele que combina mais com você.

  • Master Internacional em BIM Management para Infraestruturas, Engenharia Civil e GIS – Esse é o Master que abrange o entorno de infraestruturas por completo. Oferece aos profissionais uma perspectiva inovadora do mercado. Todo o conhecimento e as habilidades requisitadas para gerenciar e coordenar projetos focados em infraestrutura usando a metodologia BIM. O Master visa desenvolver as habilidades que todos os gerentes do BIM devem ter para serem líderes no setor.
  • Master Internacional em Gestão de Projetos na Construção – Como aluno, você terá a oportunidade de trabalhar colaborativamente na simulação de um projeto real. Desde o início do seu ciclo formativo, utilizando o BIM e metodologias ágeis. Sobretudo, também poderá escolher o tipo de projeto que mais lhe interessar e aplicar os conhecimentos adquiridos em cada uma das suas fases. Sendo elas: planejamento, execução, monitoramento, controle e encerramento de projetos e obra.
  • Master Internacional em BIM Management – Ao fazer este curso, você aprenderá a implementar BIM em todas as fases do ciclo de vida de um projeto. Além de adquirir as habilidades necessárias para coordenar projetos, equipes e fluxos de informação com uma perspectiva OpenBIM. Contudo, este programa adota uma metodologia totalmente prática, imersiva e focada em projetos reais. O que oferece a você a oportunidade de trabalhar colaborativamente no desenvolvimento de um modelo BIM e de assumir funções de diferentes agentes colocando em prática a interoperabilidade.

Conclusão


O trabalho colaborativo é a tendência do mercado, por isso, quem dominar o conhecimento do BIM terá uma grande vantagem em relação a outros colegas de profissão. Por esse motivo, preparamos essas opções de curso BIM online para você conhecer. Escolha investir no seu futuro profissional e se torne um profissional bem-sucedido!

 

Continue aprendendo sobre BIM com o nosso E-Book:

 

Sem mais artigos