APÓS 6 ANOS, E COM MAIS 9 PARA IR DENTRO DO PRAZO ESTABELECIDO PELA AGENDA PARA 2030, ZIGURAT GLOBAL INSTITUTE OF TECHNOLOGY QUER PARTILHAR O SEU COMPROMISSO COM OS ODS E EXPLICAR COMO ESTÁ A CONTRIBUIR COMO UM INSTITUTO DE FORMAÇÃO TECNOLÓGICA EM LINHA.

A 25 de Setembro de 2015, os líderes mundiais adoptaram um conjunto de objectivos globais para proteger o planeta Terra, erradicar a pobreza e assegurar a prosperidade para todos como parte de uma nova Agenda de desenvolvimento sustentável, a Agenda 2030. Nestes objectivos, dos quais se destacam múltiplos alvos, todos nós somos partes interessadas: da sociedade civil, a empresas privadas e governos. A seguir, Zigurat desenvolve o seu respectivo trabalho naqueles objectivos em que dá contribuições significativas:

Sendo um instituto de tecnologia online com mais de duas décadas de experiência, parte da missão de Zigurat tem sido sempre a de assegurar uma educação inclusiva, equitativa e de qualidade. Desde 2001, a instituição tem concentrado todos os seus esforços na promoção de oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos, adaptando-se aos tempos de mudança e oferecendo uma oferta de formação baseada essencialmente na inovação, mas também nas tendências e nas necessidades do sector.

Dedicado à melhoria contínua da educação na prossecução dos direitos humanos, paz, cidadania responsável, saúde e desenvolvimento sustentável, Zigurat centra-se mais do que nunca nestas competências que defendem a melhor educação para todos os cidadãos do mundo. Para este fim, Zigurat criou um banco de emprego através do qual milhares de Alumni encontraram carreiras. Este é um serviço à disposição da comunidade Alumni com o objectivo de continuar a beneficiar em termos de acesso ao emprego.

Zigurat está consciente de que nem todos têm as mesmas oportunidades quando se trata de aceder à formação. A sua internacionalidade permitiu-lhe detectar realidades complexas como esta, razão pela qual a instituição dispõe de um programa de bolsas de estudo para a educação com o objectivo de facilitar o acesso ao mesmo. O compromisso de responder aos perfis mais vulneráveis com o objectivo de aproximar a educação de uma perspectiva global é perene.

Por outro lado, a qualificação dos professores é uma das competências que Zigurat mais defende, uma vez que é um dos aspectos mais distintivos e distintivos da escola. O pessoal docente é altamente qualificado e dotado quando se trata de transmitir conhecimentos nas suas respectivas áreas. Entre outras razões, porque a maioria dos professores envolvidos são peritos nas suas especialidades e trabalham em paralelo nos seus próprios projectos.

Agenda 2030 Zigurat

Lilia Stoyanov, professor do Global MBA in Digital Business

O número crescente de programas de formação orientados para o desenvolvimento sustentável responde ao compromisso de Zigurat com uma educação global consciente do mundo e, portanto, também ambientalmente responsável. Embora a sua natureza online represente um grande valor acrescentado nesta linha, os cursos e mestrados centrados neste prisma sustentável reforçam uma educação em que a escola acredita plenamente. O Curso de Posgrado en Diseño y Construcción con Madera, o Curso de Posgrado en Arquitectura y Construcción Sostenible, o Máster Internacional Smart City Management, o Master’s in Global Smart City Management ou o Máster Internacional en Climatización (HVAC) con Eficiencia Energética são exemplos vívidos disto.

Zigurat está a trabalhar arduamente para reduzir a disparidade de género no sector da construção dominado pelos homens. Fá-lo a todos os níveis e de várias maneiras: através da sua equipa interna, colaborações externas, bem como em termos de ensino. Além disso, a instituição actua como altifalante para tornar visível o perfil feminino, não só devido à sua presença na indústria, mas também devido a todos os méritos que acumula ano após ano.

Agenda 2030 Zigurat

María Sánchez Ontín, docente do Curso de Posgrado en Arquitectura y Construcción con Madera.

Neste sentido, Zigurat orgulha-se de ter uma equipa com uma forte presença feminina, bem como de realizar acções e eventos todos os anos com o objectivo de capacitar as mulheres no sector da construção. Do mesmo modo, a instituição continua mais empenhada do que nunca em manter a dinâmica ascendente das participantes femininas em programas de formação, oferecendo bolsas de estudo a grupos como «Women in E&C» o «Women in Business». Nestes casos, as bolsas de estudo promovem a igualdade de responsabilidade entre géneros, fomentando o desenvolvimento de competências em candidatos com vasta experiência profissional.

A energia é um dos principais contribuintes para as alterações climáticas, sendo responsável por 60% das emissões de gases com efeito de estufa emissões de gases com efeito de estufa. Além disso, normas energéticas mais eficientes poderiam reduzir o consumo de electricidade nos edifícios e na indústria em 14%.

Com estes dados alarmantes na mesa, Zigurat está empenhada em oferecer uma oferta de formação que contribua, de forma mais ou menos directa, para a geração de energia acessível e não poluente. O Curso de Posgrado en Arquitectura y Construcción Sostenible, o Curso de Posgrado en Diseño y Construcción con Madera o el Máster Internacional en Climatización (HVAC) con Eficiencia Energética vão claramente nesta direcção, advogando a construção sustentável baseada no aumento da proporção de energias renováveis em todas as fontes de energia, entre muitas outras frentes.

Os programas de formação de Zigurat analisam pessoalmente as novas técnicas de construção ambientalmente responsáveis, não só em termos de soluções de construção ou projectos integrativos, mas também em termos de metodologias e filosofia de trabalho.

A inovação é o ADN de Zigurat Global Institute of Technology como uma escola de tecnologia em linha. Neste sentido, o compromisso com a sustentabilidade no sector da construção faz parte da sua evolução natural, sempre aberto para responder às necessidades da indústria. A realidade apresentada por este ponto é complexa e plural, porque as infra-estruturas básicas tais como estradas, saneamento ou electricidade são ainda escassas em muitos países em desenvolvimento.

A oferta de formação de Zigurat no domínio da engenharia civil responde eficazmente a este ponto, uma vez que assegura uma formação centrada no desenvolvimento de infra-estruturas fiáveis, sustentáveis, resilientes e de qualidade. Além disso, Zigurat, como escola pioneira na oferta de formação BIM online em espanhol a nível mundial, concebe estes programas de mãos dadas com a metodologia BIM, a fim de promover a adopção de tecnologias limpas e ecológicas e processos industriais, e assim modernizar uma indústria que precisa de ser modernizada.

Gémeo digital de um projecto BIM de  Mirela Vladovic, Alumni do Máster Internacional BIM Management en Ingeniería Civil.

Tendo em conta o carácter internacional que distingue a escola, oferece programas nas áreas de Infra-estruturas em espanhol, inglês e português. Desta forma, Zigurat é capaz de se adaptar às principais regiões do mundo de acordo com as suas respectivas capacidades.

Mais de 3,5 mil milhões de pessoas vivem actualmente nas cidades e prevê-se que esse número aumente para 5 mil milhões até 2030. Notavelmente, 883 milhões deles vivem em favelas e a partir de 2016, 90% dos habitantes da cidade respiravam ar que não satisfazia as normas de segurança estabelecidas pela OMS (Organização Mundial de Saúde).

Com a vontade de inverter estes dados devastadores e abordar os múltiplos problemas decorrentes dos mesmos, o Zigurat Global Institute of Technology trabalha incansavelmente para abordar estas realidades urbanas a partir da aprendizagem através de múltiplas linhas. No campo puramente académico, vale a pena mencionar que em 2017 nasceu o primeiro programa Smart Cities da escola, centrado em novos modelos urbanos concebidos a partir de uma perspectiva mais respeitosa e sensível com os cidadãos e o planeta. Actualmente, Zigurat oferece os programas mais avançados no campo das Cidades Inteligentes, tanto em espanhol como em inglês: o Máster Internacional Smart City Management e o Master’s in Global Smart City Management.

Agenda 2030 Zigurat

Os melhores projectos inteligentes de acordo com os Alumni do Master’s in Global Smart City Management. Segunda edição da Revista Mosaic (Alumni Magazine)

O objectivo é contribuir de uma forma transversal e baseada no conhecimento para aumentar a urbanização inclusiva e sustentável das cidades. A abordagem de colaboração e gestão responde directamente à ideia de reforçar a capacidade de planeamento e gestão participativa das cidades, de modo a torná-las mais inclusivas e sustentáveis.

Em termos de divulgação, Zigurat organiza e participa anualmente em eventos internacionais que asseguram os objectivos estabelecidos neste ponto. Sem ir mais longe, a escola foi pioneira e visionária do conceito “NEXT GEN” sob o qual enquadrou o ciclo de sessões Smart Cities organizadas durante o ano de 2020. Um conceito que a UE utilizou para nomear o novo Plano de Recuperação para reparar os danos económicos e sociais causados pela pandemia.

A acção climática continua a ser um objectivo intrínseco de algumas das metas acima enunciadas. A realidade é que os compromissos climáticos no âmbito do Acordo de Paris cobrem apenas um terço das reduções de emissões necessárias para manter o mundo abaixo dos 2°C. As cimeiras climáticas subsequentes, como a  COP 25 em  Madrid em 2020,  indicaram que pouca acção está a ter lugar nesta década de transição climática.

Zigurat apoia a acção. E apoia-o através de programas de formação, tais como o Máster Internacional en Climatización (HVAC) con Eficiencia Energética, o Máster Internacional en Cálculo y Modelado BIM de Instalaciones ou o Curso de Posgrado en Arquitecturas y Construcción Sostenible.

Se percorrermos a estrada individualmente, não conseguiremos alcançar o nosso objectivo. Zigurat está empenhada na ideia de colaborar e cooperar com entidades ou organizações que partilham os seus valores e visão para contribuir para um mundo mais sustentável. Incentivar e promover parcerias eficazes nas esferas pública, público-privada e da sociedade civil, aproveitando a experiência e as estratégias de angariação de recursos das parcerias, é uma das principais formas de alcançar os nossos objectivos.

O serviço Corporate de Zigurat baseia-se no intercâmbio de conhecimentos e colaboração em termos de formação, promoção e divulgação de talentos, sempre com um objectivo comum: crescer como instituição. Ou por outras palavras, Zigurat coopera para ser uma empresa mais responsável em termos ambientais, como a maioria dos seus parceiros. O Institut de Formació Contínua-IL3 da Universidade de Barcelona, para além de ser um dos principais parceiros académicos da escola, é também um bom exemplo deste tipo de sinergia, baseada nos 17 Objectivos de Desenvolvimento Sustentável.

Através dos 17 Objectivos de Desenvolvimento Sustentável estabelecidos na Agenda 2030, o Zigurat Global Institute of Technology quer reflectir e expressar o seu empenho e plena vontade de ser uma instituição educacional online empenhada no desenvolvimento sustentável.

Sem mais artigos