O novo paradigma digital gerou novas oportunidades profissionais que chegarão com força no mercado, portanto, manter-se atualizado sobre as últimas tendências é vital para garantir a sua empregabilidade no setor. E para isso, a formação é vital.

A importância de um itinerário profissional bem definido

Todos nós temos um roteiro para as nossas vidas, seja profissional ou pessoal. Quando escolhemos um emprego, isso geralmente está relacionado a algumas metas futuras que temos em mente e que nos ajudarão a melhorar nossas condições e a projeção de nosso perfil profissional. A formação certa pode ser o caminho para alcançar seus desafios profissionais: melhorar suas competências e habilidades, avançar em sua empresa ou conseguir uma posição melhor.

Como faço para escolher a melhor formação BIM para minha carreira?

O inegável avanço do BIM e sua aplicação por lei em muitos países, está gerando que a cada dia mais empresas tenham que incorporar profissionais com competências BIM em suas equipes. Essa demanda crescente está incentivando a necessidade de formação de muitos profissionais da indústria de AEC.

Se você é um deles e decidiu que neste 2019 vai se formar em BIM, então propomos 5 pontos-chave a considerar ao escolher seu Master:

1. Equipe de ensino de especialistas em BIM

A reputação da instituição é fundamental na escolha de um Master, mas o corpo docente também é importante. Que os melhores professores do setor façam parte da instituição é muitas vezes sinônimo de qualidade.

Além disso, em tecnologias e metodologias de trabalho tão inovadoras e evolutivas quanto a Building Information Modeling (BIM), a atualização dos professores é essencial para excelência na formação, pois alguns conceitos e práticas podem se tornar obsoletos em curtos períodos de tempo. Portanto, ao escolher uma formação BIM, é importante ter em mente que os professores combinam a docência com sua atividade profissional. Consulte a trajetória profissional dos professores e conheça sua experiência no mundo BIM!

2. Flexibilidade e compatibilidade com sua carreira profissional

As novas tecnologias abrem um mundo de possibilidades para os profissionais que buscam se formar sem ter que renunciar sua carreira profissional. Quando se trata de uma formação BIM, o formato online adquire ainda mais significado, não só porque facilita a aplicação dos conhecimentos adquiridos praticamente de imediato; mas também porque, em caso de mudança de emprego, as oportunidades se multiplicarão.

A melhor maneira de aproveitar todas as vantagens de um Master on-line sem abrir mão das possibilidades oferecidas por uma formação presencial é um programa que combina ambos formatos.

A Zigurat organiza a cada ano seus próprios eventos para os alunos, a fim de promover o conhecimento e apresentação de projetos reais por nossos professores, empresas líderes no setor associações colaboradoras das diferentes formações. É a oportunidade perfeita para conhecê-los ao vivo e promover networking! Este foi o último Zigurat Student Summit em Barcelona.

3. Certificações profissionais

No BIM, é importante ter um certificado que possa apoiar nossas habilidades, especialmente se quisermos trabalhar em um país estrangeiro.

Existem diferentes tipos de certificação: a acadêmica e da indústria. A primeira é importante levar em conta se no país onde queremos trabalhar, as empresas precisam de um diploma universitário; a segunda é a acreditação apoiada por associações de referência da indústria e provedores de software; mais relevante a nível individual e profissional. Escolher um programa que lhe permita obter o endosso e a certificação de organizações líderes e referências no setor internacional, o ajudará a acessar novas oportunidades de emprego em qualquer lugar do mundo.

Toda a formação BIM da Zigurat conta com uma tripla ou dupla titulação, sendo uma delas a super renomada IL3 – Universitat de Barcelona (UB) e com a certificação de instituições como o prestigioso Canadá  BIM Council (CanBIM), o CIAT e a associação científica no Reino Unido BRE Academy. Além disso, também possui o endosso dos software BIM mais importantes a nível mundial.

4. Simulação de processos reais e trabalho colaborativo

Busque uma formação que estimule seu lado colaborativo. Projetar e construir é um trabalho que envolve muitos agentes, é interdisciplinar, colaborativo. E é isso que você vai encontrar em um projeto real. Quanto mais cedo você se familiarizar com essa maneira de trabalhar, melhor.

Portanto, é essencial procurar uma formação que, em primeiro lugar, não seja baseada apenas em software, mas também te prepare para entender e desenvolver processos de trabalho. E segundo, um programa onde você trabalhe colaborativamente em equipes, através de servidores BIM, simulando exatamente os papéis e experimentando na própria pele do aluno a realização de projetos.

Um dos requisitos mais valorizados pelas empresas atuais em todos os setores é a capacidade de seus funcionários de fornecer uma nova visão estratégica para seus negócios. E se tiver ambição global, muito melhor.

5. Oportunidades de trabalho e projeção internacional

Este último ponto anda de mãos dadas com o anterior. Ou seja, ter um perfil global e multidisciplinar te abrirá muitas mais portas de trabalho. Um profissional bem treinado com habilidades emocionais é um requisito vital para as empresas e, nesse sentido, o BIM te capacitará com todas as garantias.

Muitos países da Europa e de outras partes do mundo já incorporaram o BIM como uma metodologia de trabalho em licitações públicas, de modo que a formação nesse campo abrirá automaticamente novos caminhos no mercado de trabalho internacional. Se formar no BIM é se abrir para o mundo. A tendência, por parte das empresas, de incorporar perfis vocacionais internacionais está em ascensão e continuará crescendo. Então, se algo está claro é que com o BIM você vai alcançar todos os desafios profissionais que você se propõe. Pense grande e decida por um programa que abre as portas para o mercado!

 

formação BIM Zigurat

formação BIM Manager Zigurat International Master BIM Manager Infraestruturas

Sem mais artigos