Ao falar sobre o software BIM, é importante ter em mente que não estamos discutindo nenhum programa de computador em particular. BIM – Building Information Modeling – é um processo que fornece aos profissionais do setor de AEC uma representação digital das características físicas e funcionais de uma instalação. O BIM é uma metodologia de trabalho que se baseia no trabalho colaborativo, na interoperabilidade, nos fluxos de trabalho circulares e na coordenação No entanto, para conseguir tudo isso, temos que escolher um programa de software adequado às nossas necessidades e fazer bom uso dele. Existem muitas soluções de software BIM disponíveis hoje. Podemos até dizer que restringir os produtos para escolher é o verdadeiro desafio. Diferentes soluções de software são recomendadas para executar diferentes tarefas. A seguir, apresentaremos algumas das ferramentas disponíveis no mercado atual. software BIM International Master BIM Manager Infraestruturas Zigurat

Software BIM de arquitetura

A função dos sistemas BIM vai além de apenas um projeto auxiliado por computador (CAD). Quando utilizado adequadamente, pode ajudar a reduzir custos, detectar e corrigir erros antes que eles aconteçam na construção real e acelerar os cronogramas de construção. O software de arquitetura BIM fornece aos engenheiros e arquitetos as ferramentas e insights corretos no planejamento, projeto, construção e gerenciamento da construção de edifícios e infraestruturas com mais eficiência Alguns dos pacotes disponíveis para os profissionais do setor de AEC de modelagem BIM para trabalhar de forma colaborativa e simultânea em seus projetos são:

  • Revit (Autodesk) é uma ferramenta de modelagem de informações de construção para engenharia estrutural e MEP, construção e projeto arquitetônico. Este é um dos pacotes de software mais populares no mercado e é usado por engenheiros, arquitetos, designers, contratados e arquitetos paisagistas do MEP, entre outros. 

Recursos Notáveis: Ferramentas Multi-disciplinares, Modelos Imersivos, Visualizações Detalhadas,              Imagens Documentadas, Plataforma Interoperável. Para levar em conta: Compatível apenas com o Microsoft Windows software BIM International Master BIM Manager Infraestruturas Zigurat

  • ArchiCAD (Graphisoft) é uma ferramenta BIM de arquitetura 3D para projeto e modelagem. Compatível com desktops Mac e Windows, é usado por planejadores urbanos, arquitetos e designers para aprimorar seus processos de fluxo de trabalho. Considerado como uma das primeiras implementações BIM, o ARCHICAD é um pioneiro de ferramentas CAD que tem a capacidade de criar geometria 2D e 3D. 

Recursos notáveis: seu design algorítmico que ajuda a evitar lacunas entre o design inicial e o BIM, seu fluxo de trabalho aberto que permite a participação dos membros do projeto, independentemente da ferramenta que eles usam. software BIM International Master BIM Manager Infraestruturas Zigurat

  • Allplan Architecture (Nemetschek Company) é uma solução de software de modelagem de informações de construção universal e precisa que oferece aos usuários total controle sobre seus projetos e a capacidade de produzir projetos e desenhos de construções com criatividade, liberdade e flexibilidade.

Recursos notáveis: Design auxiliado por BIM, liberdade de design para objetos 3D, visualização no mais alto nível, troca de dados e gerenciamento de informações fáceis, fácil acesso às ferramentas baseadas em funções e tarefas.

 

  • AECOsim Building Designer (Bentley) é um sistema de software de projeto de construção construído para projetar, analisar, construir e gerenciar infraestruturas de qualquer escala e tipo. Pode ser usado por arquitetos para engenheiros elétricos, mecânicos e estruturais.

Recursos notáveis: colaboração eficaz entre equipes multidisciplinares em um ambiente de projeto comum e fluxo de trabalho simplificado, produção de documentação de construção e relatórios diretamente do modelo de construção inteligente de um usuário. software BIM International Master BIM Manager Infraestruturas Zigurat

Recursos notáveis: geometria poderosa, modelagem orientada pelo conhecimento, escalabilidade ilimitada, interoperabilidade software BIM International Master BIM Manager Infraestruturas Zigurat   No entanto, para tarefas específicas, há uma variedade de outras soluções de software disponíveis. Agrupamos o restante do software BIM em uma das 10 categorias: planejamento e gerenciamento de construção; medições e controle de custos; cálculos, representação e visualização de estruturas, cálculo e / ou representação de sistemas mecânicos, elétricos e hidráulicos (MEP); estudos de eficiência energética; gestão de instalações; visualização e revisões; detecção de conflitos; modelagem e renderização; Soluções BIM Colaborativas / SaaS (Software as a Service) para BIM

Software BIM para planejamento e gerenciamento da construção

Esse tipo de software permite explorar e avaliar a capacidade de construção de um projeto antes de sua execução, ao mesmo tempo em que melhora a confiabilidade dos custos e aumenta a coordenação entre as partes interessadas.

Software BIM para Medidas e Controle de Custos 

Aqui você encontra softwares que podem ser usados ​​para estimativa de construção, programação e gerenciamento de projetos. Estas são plataformas integradas onde os usuários podem escolher entre fluxos de trabalho focados em projeto, custo e tempo

 

Software BIM para cálculo e / ou representação de sistemas mecânicos, elétricos e hidráulicos (MEP)

Aqui você encontra software para calcular e visualizar diferentes materiais e estruturas.

 

Software BIM para cálculo e / ou representação de sistemas mecânicos, elétricos e hidráulicos (MEP)

O software BIM para sistemas de construção MEP (mecânica, elétrica e hidráulica) nos ajudará a projetar, detalhar, estimar, fabricar e instalar os sistemas com mais rapidez e precisão. Com o uso dessas ferramentas, as equipes melhorarão a colaboração, simplificarão projetos e reduzirão o risco e o desperdício em todas as áreas da equipe do projeto.

 

Software BIM para Estudos de Eficiência Energética

A realização de análises do modelo de projeto é crítica, pois isso leva a considerável economia de energia. Como parte do processo BIM, podemos calcular as reduções usando toda a análise de energia do edifício. Alguns estudos mostram que, quando uma equipe de projeto usa a análise energética de todo o edifício, ela pode economizar, em média, 20% no uso de energia.

 

Software BIM para gerenciamento de instalações

Para os gerentes de instalações, o software BIM pode ser uma nova ferramenta poderosa para melhorar o desempenho de um edifício e gerenciar as operações com mais eficiência ao longo da vida de uma edificação.

 

Visualização e revisões

Aqui listamos as ferramentas que podem ser usadas para visualizar, analisar, fundir e discutir modelos BIM. Seu uso permite que o planejador planeje, revise e implemente seu cronograma em um fluxo de trabalho contínuo.

 

Detecção de Conflitos

O software BIM para detecção de conflitos fornece uma rotina totalmente automatizada para identificar, visualizar e resolver conflitos entre o projeto arquitetônico e o projeto de engenharia das redes MEP.

 

Software de modelagem e renderização

Aqui oferecemos uma lista de software de modelagem e renderização 3D para visualização de projetos

 

Soluções BIM Colaborativas / SaaS (Software as a Service) para BIM

Aqui você encontra o software para gerenciamento de arquivos para conectar equipes de projeto e dados em tempo real, desde a concepção até a construção. Este software suporta tomadas de decisão informadas e ajuda a obter resultados mais previsíveis e lucrativos.

 

Sem mais artigos