Blog / BIM & Construction Management

Qual software BIM devo usar?

Software para Building Information Modeling

Os participantes do International Master BIM Manager / International Master BIM Manager Infraestruturas têm a oportunidade de escolher entre 4 softwares de modelagem BIM para completar seus projetos colaborativos: Revit (Autodesk), ArchiCAD (Graphisoft), Allplan (Nemetschek) e AECOsim Building Designer (Bentley Systems). Este artigo analisa as principais diferenças entre cada programa, a fim de apresentar as vantagens e desvantagens de cada um deles.

REVIT (Autodesk)

O Revit é o sucessor BIM do software de desenvolvimento de projetos AutoCAD da Autodesk. De acordo com as últimas pesquisas, incluindo a mais recente realizada pela Comissão es.BIM, o Revit é o software BIM mais utilizado pelos profissionais que trabalham com esta metodologia colaborativa. Seu uso generalizado impulsionou o desenvolvimento de um serviço de suporte muito poderoso, tanto da própria empresa de software, da Autodesk, quanto de uma comunidade de usuários comprometida e ativa em várias plataformas: fóruns, painéis de mensagens, grupos do Facebook e profissionais que oferecem serviços pagos. Eles oferecem serviços pagos. Se estiver usando o Revit, você tem um problema, há uma grande variedade de recursos à sua disposição e, se você também estiver bem conectado a outros profissionais do setor, provavelmente receberá ajuda em questão de minutos, depois de postar suas dúvidas ou problemas em qualquer uma das plataformas disponíveis. Outra vantagem do aprendizado do Revit é que ele tem total conectividade com todo o conjunto de produtos da Autodesk, incluindo Navisworks, Dynamo, BIM 360 e compatibilidade com versões anteriores do AutoCAD. Embora um dos pontos-chaves do uso da metodologia BIM seja sua propensão à interoperabilidade, essa funcionalidade ainda não está totalmente desenvolvida neste software. Além dos limites do Revit, as empresas de software de terceiros quase sempre projetam softwares compatíveis com este programa. O sucesso substancial do Revit também pode ser um motivo para não usá-lo. O fato de tantos usuários usarem significa que a competição por posições de modelagem BIM é feroz. Se você quer se diferenciar de outros profissionais, será interessante que você obtenha algo além do Revit, embora a realidade seja que ainda existem oportunidades interessantes dentro do Revit, como a avançada codificação do Dynamo, a criação de complementos e extensões, etc … Um último aspecto a ter em mente é que o Revit não é compatível com o sistema Mac. Para trabalhar com o programa, o usuário terá que executá-lo em uma instalação do Windows por meio do Bootcamp, Parallels ou um programa semelhante ou executá-lo seu navegador fazendo uso de um serviço como o Frame.  

ARCHICAD (Graphisoft)

O ArchiCAD da Graphisoft é a segunda solução de software BIM mais utilizada entre os profissionais do setor  AECO. Como tal, também tem uma grande comunidade de apoio e, embora o tamanho do grupo de usuários seja menor, é compensado com seu entusiasmo e desejo de contribuir com suas experiências. Os usuários do ArchiCAD destacam sua interface intuitiva e a grande flexibilidade entre modelagem e detalhamento de um projeto. A inovação tem sido o principal diferencial do ArchiCAD desde o início. O ArchiCAD 21 apresentou a nova e esperada Ferramenta de Escada, com a tecnologia Predictive Design da Graphisoft. O ArchiCAD 21 oferece várias outras melhorias funcionais importantes nos campos de visualização, Open BIM, performance e produtividade. https://www.youtube.com/watch?v=DgZV6XqGyc4 Embora agora também esteja disponível para Windows, o ArchiCAD foi iniciado na plataforma Mac, portanto há suporte nativo e não é necessário instalar o Windows se você já é um usuário Mac. Dito isso, trabalhar em um Mac ainda terá suas limitações, já que muitos programas de software de suporte populares, como o Dynamo, ainda não possuem compatibilidade nativa com este sistema. Existem alternativas, como Rhino + Grasshopper, mas sua versão para Mac ainda está em andamento. No final, a diferença entre o ArchiCAD e o Revit é reduzida às preferências do usuário. Quase tudo o que pode ser feito em uma plataforma pode ser feito na outra, embora cada programa tenha suas vantagens sobre o outro no cumprimento de certas tarefas. A melhor maneira de decidir entre os dois é testá-los e ver qual deles melhor se adapta ao seu estilo de trabalho e às necessidades do projeto específico em que você irá trabalhar.  

ALLPLAN (Nemetschek)

Aunque el uso de Allplan no es tan amplio como las dos soluciones anteriores, es un software BIM que se remonta al 1984. Fue desarrollada por la empresa alemana Nemetschek y, como tal, se utiliza principalmente en Alemania, aunque su uso se ha extendido a otros países europeos. Allplan se describe a sí mismo como “un sistema CAD orientado a BIM”. Lo que esto significa para los usuarios es que les resultará mucho más fácil comenzar a trabajar en 2D y luego a 3D sin perder ninguno de los trabajos anteriores, una preocupación común entre las empresas que usan Revit o ArchiCAD y que aún trabajan con flujos de trabajo 2D. Com a Allplan, a Nemetschek possui um pacote completo de soluções de software para um projeto BIM que abrange desde arquitetura e engenharia até o gerenciamento de instalações, custos e outras soluções ao longo do ciclo de vida de um projeto de construção. A Nemetschek oferece um nível incrível de serviços para a Allplan, mas será muito difícil encontrar suporte online adicional por meio de comunidades de redes sociais. A falta de usuários em comparação com o Revit e o ArchiCAD pode ser vista como uma vantagem, já que os usuários avançados da Allplan têm uma demanda muito maior de empresas que usam o software.  

AECOsim Building Designer (Bentley Systems)

Bentley Systems se ha posicionado como el líder en el campo de las infraestructuras, como lo demuestra su eslogan "Bentley Systems: Advancing Infrastructure". Al igual que Revit para AutoCAD, AECOsim Building Designer es el sucesor del software BIM de Bentley para MicroStation. A Bentley sempre se posicionou no mercado para facilitar e agilizar o manuseio de dados de grandes projetos de uma maneira muito eficiente, a ponto de poder trabalhar em um modelo BIM com tantas informações que poderiam fazer com que outros programas entrassem em colapso. O conceito AECO (Arquitectura, Engenharia, Construção e Operações) incorporado no nome do software AECOsim, simboliza uma das suas principais vantagens: enquanto os outros programas são muito orientados para a arquitetura, o AECOsim baseia-se no ciclo de vida completo de um projeto e oferece uma ampla variedade de possibilidades para engenheiros civis, já que o programa é mais orientado para seus fluxos de trabalho do que o Revit ou o ArchiCAD. AECOsim é usado em alguns dos maiores projetos do mundo, tanto em termos de tamanho como de orçamento.  

Conclusão

Uma vez que as 4 plataformas de modelagem BIM foram analisadas, os seguintes pontos podem ser concluídos:
  • Seria interessante dominar ou Revit ou ArchiCAD para garantir compatibilidade e empregabilidade dentro da indústria. Esses são os programas mais usados ​​e, mesmo que você não seja um usuário avançado, é importante conhecer seu escopo de uso, vantagens e limitações.
  • Para além de seleccionar um dos dois programas anteriores, a AECOsim é outra opção para completar o perfil de um profissional que quer dedicar-se ao mundo das infraestruturas, pois proporciona oportunidades de trabalho em grandes empresas internacionais e garante a obtenção de competências necessárias para participar em projetos de grande escala. O AECOsim é usado em megaprojetos em todo o mundo e seus usuários têm uma demanda muito alta das empresas que o utilizam.
  • Como o uso do Allplan não é geral, o domínio Allplan seria recomendado para aqueles profissionais interessados ​​em trabalhar em países europeus e, especificamente, na Alemanha.
  software bim international master bim manager zigurat software bim international master bim manager zigurat
Z
Autor

Zigurat Global Institute of Technology