Blog / BIM & Construction Management

PMI: A Certificação PMP do Project Management Institute

O que é PMI?  

O PMI é a principal organização global dedicada ao gerenciamento de projetos. Fundada nos EUA em 1969, reúne profissionais de direção e gerenciamento de projetos de todo o mundo através de padrões e certificações reconhecidos internacionalmente. Os PMIs são organizados em capítulos com identidade própria pelas regiões atribuídas a eles. Hoje, o PMI tem mais de 250 capítulos e comunidades de práticas em 180 países. Até o momento, possui mais de meio milhão de associados credenciados e certificados. Ao longo dos anos, tornou-se o credenciamento mais exigido pelas empresas para a contratação de profissionais na área de Direção de Projetos e Gerenciamento de Projetos.

Os objetivos de PMI

O principal objetivo do PMI é estabelecer os padrões de gerenciamento de projetos. Ambos os padrões e sua Certificação Profissional foram reconhecidos pelas entidades governamentais e privadas do mundo. Este objetivo se consigue a través de las prácticas siguientes:  
  • Fomentar o profissionalismo.
  • Contribuir para a qualidade e alcance.
  • Incentivar a aplicação global apropriada de Direção de Projetos para o benefício do público em geral.
  • Promover um fórum reconhecido para o livre intercâmbio de idéias, aplicativos e soluções.
  • Identificar e promover os fundamentos da Direção de Projetos.

As certificações do PMI

O PMI oferece um programa completo para aqueles que praticam a profissão de Direção de Projetos. O programa consiste em uma série de certificações que demonstram o comprometimento com o gerenciamento de projetos e suas habilidades profissionais relacionadas a formação, experiência e competência. Essas certificações, desenvolvidas por gerentes de projeto experientes, são a melhor garantia do sucesso de um projeto.  Projetos: Habilidades e requisitos que uma pessoa dedicada à Direção de projetos deve ter:
  • Ser um especialista em direção de projetos,
  • Ter habilidades de liderança e comunicação,
  • Ser um especialista em planejamento estratégico e de negócios.
Essas características são refletidas no triângulo de talentos do PMI publicado no guia PMBOK V.6.

PMP – Project Management Professional

O programa PMP abrange as boas práticas que são as bases para a direção de projetos. Existe um consenso geral de que a aplicação de conhecimentos, habilidades, ferramentas e técnicas aos processos de direção de projetos pode aumentar as chances de sucesso. De acordo com o código de ética e conduta profissional do PMI, os valores mais importantes para a comunidade global de direção de projetos são:
  • A responsabilidade
  • O respeito
  • A imparcialidade
  • A honestidade
Para obter a certificação PMP, o candidato deve cumprir os pré-requisitos e demonstrar experiência e formação na área. Para obter mais informações sobre a certificação de PMP de PMI e saber como aplicar para o exame de certificação, consulte a nossa Masterclass enmarcada no Máster Internacional en Construction Project Management.   PMI International master BIM Manager zigurat
Z
Autor

Zigurat Global Institute of Technology