Blog / BIM & Construction Management

O que é Virtual Design and Construction?

O gerenciamento de modelos multidisciplinares integrados em projetos de design e construção é chamado de Virtual Design and Construction (VDC).

Este gerenciamento inclui tudo, desde o produto (materiais, instalações ...) até os processos de trabalho e fluxos de organização das diferentes equipes operacionais.

Bases teóricas do Virtual Design Construction

  • Métodos de modelagem de engenharia: produto, organização, processo.
  • Métodos de análise: projeto baseado em modelos: inclui quantidades, cronograma, custo, interações 4D e riscos de processo, que são chamados de ferramentas de modelagem de informações de construção (BIM).
  • Métodos de visualização
  • Métricas de negócios - dentro da análise de negócios - e foco na gestão estratégica.
  • Análise de impacto econômico, isto é, modelos tanto do coeficiente quanto do valor dos investimentos de capital.
Entre os principais benefícios de ter todo o processo de construção em formato virtual destacam-se a notável melhoria do trabalho colaborativo entre os diferentes agentes envolvidos no projeto, a redução de tempo e custos para poder reagir de forma mais detalhada aos imprevistos e ter uma tomada de decisão muito mais ágil. Consequentemente, ao trabalhar com modelos de projeto e construção virtual será possível realizar um planejamento muito mais otimizado e criar ambientes de trabalho mais seguros e eficientes.

Princípios do VDC e o uso da metodologia BIM

A metodologia Virtual Design and Construction (VDC)  nasceu na Universidade de Stanford e será usada junto com o BIM para melhorar os processos no setor não apenas no nível de visualização 3D e detecção de interferência e colisão, mas também será para produzir um instrumento externo à obra que sirva para industrializar. Em relação aos processos construtivos desenvolvidos sob a metodologia BIM e LEAN, sua principal missão é simular o processo de construção de acordo com as especificações dos planos (também realizados em BIM), refletindo o que acontecerá no campo, reduzindo riscos e aumentando o cumprimento dos objetivos.

O que você não deve esquecer sobre o VDC

O projeto básico, desenvolvido a partir de modelos BIM, sempre precisará de uma validação construtiva que será dada apenas com a inclusão do construtor, subcontratados, fabricantes e fornecedores. A definição do produto com esta informação construtiva deve ser representada em planos de engenharia detalhados obtidos a partir de modelos BIM LO D400 que devem ser os documentos de construção formais. Para alcançar a definição detalhada do produto e industrializar a construção, são necessários VDC-BIM-LEAN e automação. Para acelerar a industrialização / automação, os fabricantes e fornecedores devem assumir a responsabilidade de definir os detalhes que complementam o projeto básico. Os subcontratados, fabricantes e fornecedores serão inicialmente forçados a usar protótipos digitais, com isso, eles perceberão as economias que também serão geradas em seus processos internos. As fábricas ou oficinas que usam esses protótipos aceleram seu caminho para a automação.   Virtual Design Construction Zigurat international master bim manager infraestruturas  
Z
Autor

Zigurat Global Institute of Technology