Blog / BIM & Construction Management

Infraestrutura: Em que descuidam os proprietários de obras de infraestrutura?

Estamos certos de que as ferramentas mudaram, mas continuamos a desenvolver projetos de infraestrutura como antes. O que estamos perdendo?

Faça melhores investimentos em infraestrutura

Sim, nós começamos a nos adaptar às ferramentas BIM. Nós obtivemos muitos benefícios e economias trabalhando com esta metodologia de trabalho colaborativo. Mas agora, o que mais temos que fazer? Temos uma informação muito valiosa sobre o que está sob nossas ruas, nossos terrenos. Esta informação tornou-se essencial para a futura manutenção e projetos das nossas infraestruturas. No entanto, até que ponto a organização beneficia o Diretor Técnico em suas necessidades de informação? E o conselho técnico? E para outros grupos e funcionários da própria empresa? Em muitos casos, nenhum. Por que os proprietários devem compartilhar essa informação? Em muitos casos, os proprietários ainda não se importam com o que é subterrâneo, apenas os custos dos projetos. Você não acha que o Diretor Técnico, a Diretoria ou o Conselho poderiam tomar melhores decisões com base nas informações mostradas nessas duas imagens?   infraestrutura Ziguratinfraestrutura Zigurat                 Levando em conta as informações que podem ser fornecidas pelo subsolo, destacadas nas imagens, os diferentes agentes envolvidos em um projeto poderiam fornecer cálculos de massa mais precisos, estimativas de custo mais realistas, uma melhor compreensão dos resultados finais e, até mesmo, menos mudanças no design durante a construção, o que reduziria o trabalho repetitivo e os erros. Compartilhar informações existentes, sem dúvida, beneficiará todas as partes em um projeto de infraestruturas.  

Quem se beneficia ao trabalhar com o BIM

Concordamos que as informações do BIM podem nos dar uma melhor compreensão de nossos projetos de infraestrutura. Uma compreensão mais clara significa, também, uma melhor tomada de decisão sobre o investimento nas Infraestruturas. Para os mais céticos, existem inúmeras ferramentas e softwares para visualizar os projetos BIM sem a necessidade de licenças excessivamente caras. Ferramentas em pesquisa de projetos, documentação e gerenciamento em tempo real. Quanto à barreira que muitas vezes envolve investir nessas ferramentas, pese os benefícios: Com elas, você economiza mais dinheiro do que gasta?
  • Equipe de design e projeto: Devemos ter em mente que a obtenção de informações sobre nossas infraestruturas não beneficiará apenas o proprietário e os responsáveis ​​pela tomada de decisões estratégicas. Os desenhadores e projetistas também poderão fazer melhor seu trabalho no BIM, uma vez que a área de infraestruturas tenha feito seu próprio trabalho e construído modelos as-built.
  • Equipe de marketing: Talvez você não tenha considerado até agora, mas também as informações obtidas de nossos projetos também podem ajudar o Departamento de Marketing. Além de dar visibilidade ao know-how da organização, essa equipe poderá conscientizar e manter os cidadãos informados, compartilhando imagens de prédios, ruas, jardins e infraestruturas desenvolvidos com o BIM.
  • Cidadania: A sociedade tem um poder incalculável. Portanto, melhor mantê-la informada. Explicar os projetos aos cidadãos, seu progresso, objetivos e desafios pode encorajar sua compreensão e colaboração quando as coisas dão errado.

Informe sim, mas com medida

É incrível o que podemos fazer quando compartilhamos as informações de nossas ferramentas e projetos. Como vimos, podemos beneficiar até agentes que não estão diretamente em infraestrutura, tornando seu trabalho mais ágil e eficiente. O que está escondido nas nossas ruas e infraestruturas pode ser muito útil para muitos! Mas tenha cuidado, como dizem os médicos: "Não consuma excessivamente". A superinformação pode não nos beneficiar às vezes, ela mede bem quais dados são relevantes e para quem. Pode ser interessante organizar reuniões para definir as necessidades de informação de cada momento e agente, bem como as sinergias que possam surgir. Se você está interessado no avanço do setor de infraestruturas, recomendamos que você entre para o Infra Pioneer Group.   International Master BIM Manager Infraestruturas Zigurat infraestrutura
Z
Autor

Zigurat Global Institute of Technology