Blog / BIM & Construction Management

Digitalização na indústria da iluminação. A BIM e a visão do gêmeo digital

Você já se perguntou sobre os diferentes usos da BIM nos vários campos da indústria da construção? No artigo de hoje, José María Ostos, Gerente de BIM e ex-aluno de mestrado da Zigurat em Gestão de BIM, esclarece um pouco a implementação da BIM na fabricação de produtos de iluminação.

BIM: o que e por quê

A BIM, como uma forma digital de construção e de operações de ativos, reúne novas tecnologias, aprimoramentos de processos e informações digitais para melhorar radicalmente os resultados para o cliente e o projeto. É o centro da transformação digital do setor da construção e do ambiente construído. A digitalização através da tecnologia BIM confere a capacidade de gerenciar diferentes fases do design e da construção de uma forma mais organizada, estruturada, transparente e segura, aproveitando a interoperabilidade de diferentes softwares e proporcionando o máximo em valor agregado. Mas como podemos fazer essas melhorias? Elas poderiam ser executadas com as metodologias e os fluxos de trabalho do passado? Onde é o limite que alcançamos sem o auxílio de novos softwares e estratégias de implementação? Qual seria sua precisão e quanto tempo seria necessário para executá-las? A BIM não deve ser novidade para ninguém. É uma tendência global crescente em diferentes países como uma ferramenta estratégica para oferecer redução de custos, maior produtividade e eficiências operacionais, melhorar a qualidade da infraestrutura e desempenhos ambientais. Relatórios preveem que a adoção mais ampla da BIM permitirá economias de 15 a 25% no mercado global de infraestrutura até 2025.

Qual é a nossa visão? Por que a BIM para um fabricante de produtos de iluminação

Mas vamos começar com o caso em questão. Por que precisamos da implementação da BIM em uma fabricação de produtos de iluminação, e quais os benefícios que podemos oferecer graças às estratégias de implementação digitais? A primeira coisa que precisamos nos perguntar é em que etapa estamos na entrega do projeto integrado (IPD) e onde podemos contribuir durante o ciclo de vida do edifício BIM. Um fabricante de sistemas de luminárias inteligentes, como a Regent Lighting, tem muito a contribuir para as fases de design, bem como nas fases de manutenção e gestão de edifícios inteligentes. E se pudéssemos melhorar a colaboração entre as partes interessadas, a conectividade e a transparência das entregas do projeto, bem como a melhoria do gerenciamento de informações sobre o produto e as entregas de dados? Em suma, estamos falando sobre a possibilidade de melhorar a relação entre proprietários de edifícios, fabricantes e o usuário final por meio de estratégias digitais bem implementadas.

Fabricação 4.0 e gêmeo digital

Há muito tempo, a luz é muito mais do que apenas a fonte de iluminação no ambiente. As mais recentes tecnologias de Internet das Coisas (IoT) e o método de planejamento digital Modelagem da Informação da Construção (BIM) abrirão novos horizontes para o gerenciamento mais eficiente da construção. Atualmente, a Regent Lighting fornece luminárias inteligentes e oferece soluções de iluminação inovadoras em resposta aos desafios de digitalização. E se déssemos um passo adiante? Nossa visão é a de ajudar na digitalização do setor da construção para garantir a informação sem perdas até o final do ciclo de vida do edifício, de modo que a informação gerada sirva na conexão e no gerenciamento de edifícios inteligentes. E se pudéssemos criar uma estratégia de Gêmeo de Luz Digital, bem como entregas de Projeto de Luz Digital? Para garantirmos uma implementação digital bem-sucedida, devemos aceitar o desafio de resolver as seguintes questões:
  • Por que estamos nos propondo a fazer isso? (Motivação)
  • Quais são os nossos objetivos? (Visão)
  • Como vamos conseguir isso? (Método)
  • Quais são as nossas necessidades?
  • Quais são os nossos desafios e novas oportunidades?
  • Quais são os nossos usos para a BIM?
  • Que processos novos serão implementados? Como podemos melhorar o processo antigo?
  • Que critérios serão seguidos?
  • Qual será a nova infraestrutura tecnológica? Quais são os recursos? Qual benefício a implementação oferecerá à sua empresa?
Jose Manuel Ostos Espadero Gerente de BIM na Regent Lighting Apaixonado por tecnologia e digitalização e como elas estão mudando o setor de arquitetura, engenharia e construção com diferentes aplicações através de processos digitais. Sempre atualizado e informado sobre as últimas tendências do mercado. Eu me considero extremamente positivo, muito motivado e com facilidade para me adaptar a novos desafios.
Z
Autor

Zigurat Global Institute of Technology