Blog / BIM & Construction Management

GIS aplicado a projetos hidráulicos. Open GIS & WATER Solutions

Qual a utilidade das ferramentas GIS em projetos hidráulicos?​

Nos últimos anos, a oferta de produtos e serviços tecnológicos que podem ser utilizados pelos engenheiros hidráulicos e pelos responsáveis pelas empresas de gestão de água se multiplicou. Até recentemente, não havia ferramenta para conectar todos esses recursos. E é exatamente isso que foi feito com GISWATER.

Por que as ferramentas GIS sao essemciais para gerenciar e manter uma infrestrutura?​

Josep Lluís Sala, coordenador do projeto GIS, presidente da Associação Giswater e professor do Mestrado Internacional BIM Manager em Engenharia Civil, Infraestrutura e SIG de Zigurat apresenta como usar o software em projetos hidráulicos GISWATER, uma tecnologia inteligente, livre e gratuita para gerenciar o ciclo integral da água. O software Open Source GISWATER permite planejar e calcular hidraulicamente a infraestrutura de redes de abastecimento de água potável e saneamento de drenagem urbana, mas também incorpora ferramentas para gerenciá-las e mantê-las durante a fase de operações.

Como plantejar e calcular um projeto hidraulicamente?​

GISWATER é um driver que conecta diferentes ferramentas de análise hidráulica de água e bancos de dados espaciais através dos quais você tem acesso a partir de qualquer sistema de informação geográfica (GIS). É compatível com todos os elementos que compõem um sistema de gerenciamento de redes de abastecimento ou saneamento, como EPANET, EPA SWMM, GIS, WMS ou SCADA e, portanto, pode ser incorporado ao ecossistema de computadores de qualquer entidade ou empresa dedicada ao gerenciamento de água e multiplicar seus benefícios. Possui um ecossistema baseado em um banco de dados onde armazenam-se o inventário de rede de uma infraestrutura e outras informações, o que nos permitirá conhecer os resultados da análise hidráulica e outros aspectos de sua gestão.

Mais do que um software de engenharia hidráulicaual

Entre muitos outros recursos, alguns dos destaques do GISWATER é que ele permite dispor de um inventario de ativos, criar uma modelagem hidráulica para trazer a rede para os programas de cálculo e planejar, analisar e gerenciar projetos hidráulicos.

Inventário de ativos

O programa funciona por catálogos, portanto, toda vez que o usuário cria um produto específico, como um tubo, por exemplo, ele pode usar sua própria biblioteca de produtos. As informações de cada item do catálogo são armazenadas em tabelas que podem ser editadas e atualizadas a qualquer momento.

Modelagem hidráulica

O GISWATER está conectado à modelagem hidráulica através do EPANET e SWIMM. No banco de dados, o que o software faz é enviar os dados da infraestrutura através de um arquivo INP para os programas de cálculo e ler o arquivo de resultados até preencher outras tabelas no banco de dados. É possível realizar várias simulações em um único projeto e decidir qual é a melhor opção, ou ter diferentes períodos de retorno em termos de drenagem de chuvas ou consumos em termos computáveis. https://www.youtube.com/watch?v=od5X_frCY-E&feature=emb_title O software não possui uma interface GIS, mas estão configurados os parâmetros do banco de dados, as funções do usuário e os diferentes parâmetros de configuração do software que permitem ao usuário substituir arquivos INP, além dos resultados. Por sua vez, na modelagem hidráulica, é possível escolher que tipo de elementos e qual setor vai modelar e exportar o arquivo INP e ler e gerar o arquivo IRP para importa-lo para o banco de dados com um nome específico. Para visualizar o resultado da modelagem hidráulica, usaremos a tela QGIS. https://www.youtube.com/watch?time_continue=7&v=H_SLM5iSbN8&feature=emb_logo

Planejamento e gerenciamento de projetos hidráulicos

Quando temos uma infraestrutura para gerenciar é muito importante executar um bom Plano Diretor, no qual são determinadas as diferentes ações a serem realizadas para melhorar a rede em que vamos operar. O GISWATER é ideal para a realização de planos diretores de todos os tipos, pois, além de ter ferramentas GIS integradas, incorpora a avaliação de risco de inundação. Os horários podem ser avaliados econômica e automaticamente, graças ao estoque de produtos disponíveis. Além disso, também é possível gerenciar eventos como visitas, avarias e ter controle absoluto de tudo o que acontece na rede. 

Z
Autor

ZIGURAT Institute of Technology