Blog / BIM & Construction Management

Quem é esse tal de BIM Manager? Conheça o perfil, as habilidades e funções do BIM Manager

Como e por que surgiu a figura do BIM Manager?

Parte da revolução digital, o BIM vem remodelando o setor AECO através das novas tecnologias, do trabalho colaborativo, da interação em tempo real e da interoperabilidade. E, como consequência dessa jornada BIM a indústria é capaz de produzir e executar projetos com menor custo e menos tempo e com mais eficiência e prezando a sustentabilidade. Além disso, se depara com mais oportunidades, novos desafios e novos atores, e , entre eles, está o perfil do BIM Manager, o responsável por implantar a digitalização AECO nas organizações e escritórios.  

Quem é esse tal de BIM Manager?

O BIM Manager é aquele que tem conhecimento e habilidades para entender todo o potencial do BIM para projetar, planejar, executar e gerir uma obra. Por isso, a figura do BIM Manager tem sido muito requisitada no mercado AECO e aí a necessidade de muitos profissionais buscarem formações que os tornem capacitados para exercer as funções desta peça-chave. Ainda é importante salientar que o papel do BIM Manager está em constante mudança e evolução, a medida que as práticas de trabalho mudam para atender as demandas em transformação na revolução da construção digital. Esse especialista em BIM, deve ter uma visão ampla e multidisciplinar e suas tarefas do dia-a-dia vão depender dos objetivos da empresa em relação aos usos BIM e também estarão relacionadas ao estágio que a empresa está neste processo de mudança ou o nível de exigência do projeto BIM.  

Quais as funções do BIM Manager?

As responsabilidades são diferentes levando-se em conta os distintos contextos: empresa de projetos, processo de projeto, construtora ou sendo ele próprio um empreendedor.
Funções do BIM Manager em Empresa de Projeto
Neste caso o especialista em Building Information Modeling trabalha na implementação BIM, na criação dos templates e bibliotecas, na coordenação das equipes e provendo treinamentos aos profissionais da organização. Além disso, ele deve analisar o perfil da empresa, qual software trará mais eficiência e qual hardware é o mais vantajoso. Também deve ser aquele que se mantém informado a respeito das atualizações dos softwares e de disseminar os conceitos BIM para os demais.
Funções do BIM Manager no Processo de Projeto
No decorrer do processo de projeto o Gerente BIM tem a função de desenvolver com a equipe um plano de implantação do BIM, avaliando e visando alcançar as metas dos projetos e atender as demandas dos clientes, tudo isso levando em consideração a experiência da equipe de projetos e a disponibilidade dos recursos financeiros. Ele também é quem faz a gestão da modelação da informação e define: o processo, as atividades de planejamento, a motivação dos envolvidos, o controle de recursos (humanos e financeiros) e métricas de qualidade do projeto, a escolha dos procedimentos adotados e dos protocolos exercidos.   Assim, ele precisa criar diretrizes de modelagem ou um plano de execução BIM, que deve: identificar os objetivos e usos do BIM no processo em questão, caracterizar como serão os fluxos de informação entre todos envolvidos, os requisitos tecnológicos que serão necessários, as regras de interoperabilidade (qual será o formato de armazenamento de troca de informações) e ter o rigor de seguir um controle de qualidade.
Funções do BIM Manager na Construtora ou sendo ele um Empreendedor
Além de trabalhar na empresa de projeto e no processo de projeto, este técnico em BIM pode atuar dentro da construtora, do empreendedor ou incorporador também  implantando BIM, promovendo os treinamentos e auxiliando no processo de contratação de profissionais, seja ela: DDB (Design-Bid-Build), Aliança Estratégica, EPC (Engineering-Procurement-Construction) ou IPD (Project Delivery). Independente da estratégia de contratação, é o nosso diplomado em BIM que deverá encontrar a melhor forma de adequar a cadeia da construção de todos os projetistas, fornecedores e executores dentro dos objetivos que o contratante almeja.   É o BIM Manager que define para a empresa para qual função e tarefa que ele está contratando o profissional, podendo ser, por exemplo:  modelação das condições existentes, modelação de projeto (arquitetura), modelação de projetos (estruturas), modelação de projeto (MEP), revisão de projetos, sustentabilidade e análise de eficiência energética, planejamento do faseamento construtivo (4D), extração de quantidades e orçamentação (5D), gestão documental, facility management (6D), etc…  

Quais skills que um BIM Manager deve ter?

Além das funções do BIM Manager, o gerente BIM deve reunir um amplo conjunto de habilidades para gerenciar e impulsionar as mudanças na organização e na equipe, entre elas:
  • Liderança
  • Boa comunicação
  • Aprendizado contínuo
  • Conhecimento de projeto e execução
  • Domínio das ferramentas tecnológicas
  • Gestão de fluxos de trabalho
  • Implementação de mudança
  • Gerenciamento de informação
  Para saber mais sobre as funções do BIM Manager, assista a Quem é esse tal de BIM Manager?” realizada por Maicon Shaab, Arquiteto e Urbanista, sócio e BIM Manager do Estúdio G3 Arquitetura,  consultor de Implantação BIM e aluno do INTERNATIONAL MASTER BIM MANAGER da Zigurat e nossoBIM.   https://www.youtube.com/watch?v=0CazM-Mgbik&feature=youtu.be     funções do BIM Manager zigurat  
Z
Autor

Zigurat Global Institute of Technology