Blog / BIM & Construction Management

Consultor BIM: Construindo uma organização BIM

A transformação digital no setor AECO e seus desdobramentos

A digitalização do setor AECO teve como consequência a metodologia BIM, a qual vem acarretando uma grande reorganização da indústria da construção.  A implantação do Building Information Modeling se dá através de diversas plataformas tecnológicas, que por meio do trabalho colaborativo permitem as informações relacionadas ao projeto construtivo sejam compartilhadas com todos os players envolvidos na obra. Essas ferramentas BIM variam de acordo com a etapa do ciclo de vida do projeto e as diferentes especialidades envolvidas, porém, a integridade e interoperabilidade dos dados sempre são mantidos. Dessa forma, a transformação na maneira de trabalhar e de comunicar somadas aos novos softwares, fazem com que todos os profissionais da organização necessitem de um novo conjunto de conhecimentos e habilidades.  Assim, para orientar e reorganizar a empresa e seus funcionários durante o processo de implantação ou de execução de projetos BIM, é importante a figura do Consultor BIM  / BIM Consultant.

Quem é esse tal de Consultor BIM?

O  Consultor BIM  / BIM Consultant é o profissional especializado e com grande know how em BIM que é contratado para acompanhar todas as etapas relacionadas a projetos e implantação BIM. Um bom  BIM Consultant também orienta a empresa nas seguintes etapas: diagnóstico e planejamento, educação em BIM, treinamento e set up de software de modelagem e de software de controle de qualidade, desenho dos novos processos de trabalho, projeto piloto e trabalho colaborativo e criação de um manual BIM.

Consultor BIM - Visão, experiência e aplicação

Uma coisa que deve ser levada em consideração  até mesmo a nível conhecimento do Consultor BIM que a empresa irá contratar e/ou selecionar é a abordagem e a visão que ele tem entorno do OPENBIM. O OPENBIM é a essência da metodologia, é a"convivência", o "colaborativo"  que funciona independentemente de estar vinculado com uma única desenvolvedora e/ou ferramenta. É a certeza que o fluxo do projeto será constante, limpo com todas as disciplinas envolvidas. É abrir a possibilidade que cada contratado trabalhar com um software levando em conta as vantagens e qualidade que ele poderá trazer para o projeto. Um possível exemplo de OPENBIM que pode ser visto durante o desenvolvimento de um projeto, seria de um escritório de arquitetura trabalhar com Revit, as disciplinas de instalações com CYPE e estruturas com Civil 3D, tudo isso comunicado e compartilhado através de um arquivo com formato universal, como pro exemplo, o IFC.

Quais etapas que um Bom Consultor BIM deve seguir para implantar BIM com sucesso?

O desbravar e a exploração da organização: Diagnóstico e Planejamento
Diagnóstico é analisar a organização e enxergar as lacunas entre o desempenho atual e o desejado e a partir dele definir os novos objetivos e metas, identificar os problemas de capacitação e construir estratégias capazes de preencher essas lacunas. Nesta fase de diagnóstico o Consultor BIM / BIM Consultant também deve constatar o grau de maturidade BIM que a empresa tem, verificar os pontos que necessitam ser lapidados e estabelecer um plano de ações para adaptações, ajustes e melhorias necessárias. Após o diagnóstico, há a etapa do planejamento, a qual consiste em: estabelecer os objetivos do BIM que devem ser alcançados, determinar o orçamento dos custos da implementação e desenhar um cronograma de trabalho e de métricas para que seja possível uma análise contínua do progresso.
A evangelização BIM: Educação conceitual em BIM
O Consultor BIM deve realizar apresentações e seminários, orientar à leitura de conteúdos que colaborem para a fixação dos conceitos BIM´s básicos para que haja entendimento, absorção e desenvolvimento de competências em BIM necessários nas áreas de tecnologia, processos e políticas.

A Colonização BIM

Treinamento e customização do software de modelagem
O treinamento e capacitação prática nas ferramentas de modelagem, além da criação de bibliotecas de objetos e templates necessários conforme as necessidades do escritório.
A Treinamento em software para controle de qualidade dos modelos
Capacitar os profissionais em ferramentas que visam constatar colisões, que permitam a extração de documentos quantitativos e qualitativos e o diagnóstico dos projetos em relação à regras customizadas pelo próprio usuário ou definidas por meio dos códigos de obra.
Desenho dos novos mecanismos de trabalho: Workflow e Interoperabilidade
A base da criação de modelos de informação de um projeto construtivo é o trabalho colaborativo, que deve reunir profissionais das diferentes áreas do setor AECO e com diferentes habilidades e funções dentro da organização. Portanto, durante a implantação BIM, o Consultor BIM deve implementar essas mudanças na metodologia de trabalho da organização. Para isso, é importante que ele identifique os processos existentes, faça uma investigação crítica e identifique as revisões que são necessárias, redesenhe os novos processos, defina o workflow e a interoperabilidade e teste os novos processos para depois implantá-los. É importante que, o BIM Consultant, através dos resultados obtidos veja se há necessidade de melhorias e ajustes em qualquer etapa para que tudo esteja em sintonia com a realidade BIM.
O Test-Drive: Projeto piloto
Conceber um projeto piloto é ensinar a futura equipe BIM mediante situações práticas. Além de questões relacionadas aos softwares é imprescindível que se discuta os aspectos de qualidade, o nível de detalhamento e a forma colaborativa de trabalho.
A Bíblia BIM da empresa: Gestão do conhecimento
Toda a aprendizagem e a experiência que foram adquiridas durante a fase de Consultoria, devem ser concretizadas por meio da criação do Manual BIM da empresa.  Assim, o conhecimento explícito (documentado e armazenado na forma de dados) e o conhecimento tácito (insights e experiências) devem ser compartilhados através de pessoas (em reuniões) e tecnologia (web pages, help files e sistemas de informação). Além disso, o conhecimento deve ser categorizado e armazenado em um repositório central (sistemas de informação customizados, plataformas colaborativas e repositórios online) para que possa ser acessado e utilizado para determinar processos de trabalho, criar metas e planos de negócios e realizar a comunicação da organização, seus profissionais e clientes.   Consultor BIM Zigurat International Master BIM Manager
Z
Autor

Zigurat Global Institute of Technology