Blog / BIM & Construction Management

BIM na engenharia civil - As empresas da América Latina são conscientes da sua aplicação?

A engenharia civil e as obras de Infraestruturas são a base logística, produtiva e de mobilidade da nossa sociedade moderna.

A maioria dos países latino-americanos aumentará seus investimentos em infraestruturas em 250% para responder ao aumento da população (CG / LA 2018 Modelo de dados para infraestrutura). Além disso, a profissão de engenheiro civil está prevista para crescer 8% em todo o mundo entre 2016 e 2024 (US Bureau of Labor Statistics). Mas o setor está aplicando o BIM em projetos de infraestrutura?

Aplicações de BIM na engenharia civil: O Canal do Panamá

Originária da Argentina, mas conhecida internacionalmente, Lucrecia Real concentrou sua carreira profissional na área de infraestruturas, com sua participação em um dos maiores projetos de infraestrutura do mundo e um exemplo claro da aplicação da metodologia BIM na engenharia civil: o Canal do Panamá. Justamente sobre este projeto,  Lucrecia falou na última entrevista publicada no Diário da Seção Espanhola da buildingSMART: "Era um projeto onde se deveriam coordenar diferentes especialidades, escritórios, idiomas, horários, plataformas; e só poderíamos fazê-lo por causa da possibilidade de trabalhar no BIM.

Formar em BIM é capacitar em metodologias e processos

A arquiteta, que atualmente atua como líder da Unidade BIM da Ebisa Hidroenergía, sempre esteve intimamente ligado ao setor de educação. Por isso, neste momento, ela embarcou em um novo projeto como Diretora Regional através da formação em BIM  focada em infraestruturas, porém em idioma espanhol, da Zigurat Global Institute of Technology e Apogea Virtual Building Solutions, que em português seria o International Master BIM Manager Infraestruturas também da Zigurat juntamente com o nossoBIM. "Meu objetivo é treinar, capacitar e fazer com que as pessoas possam entender que formar-se em BIM não é apenas aprender uma ferramenta e comandos, mas algo mais profundo. São metodologias, processos que devemos entender e colocar em prática ", explica Lucrecia Real, enfatizando a importância da formação no novo paradigma proposto pela tecnologia BIM. Para isso, é imprescindível integrar o fator humano: "É necessário realizar uma capacitação em vários níveis: por um lado usuários, que serão os modeladores, mas por outro, a gerência, que deve entender que os processos precisam mudar." https://www.youtube.com/watch?v=nCvW67licco

E a América Latina, já é território BIM?

Segundo este artigo publicado no BIMCommunity, do BIM Forum Chile, "em 2020 o mercado de BIM aumentará até 11% na região da América Latina". Lucrecia Real destaca o papel do Chile como o principal impulsionador da metodologia BIM na América Latina, um país que já estabeleceu o uso do BIM como requisito obrigatório em projetos de construção de obras públicas. No entanto, a aplicação do BIM na engenharia civil ainda é incipiente. O compromisso indiscutível da administração pública, bem como inúmeras iniciativas de instituições e organizações chilenas que estão incentivando o uso da metodologia BIM, estão sendo traduzidas em mudanças notáveis ​​na indústria. No entanto, a implementação do BIM em grandes projetos latino-americanos não é homogênea. Em países como Chile, Colômbia ou Peru, já é uma realidade, com grande aceitação em grandes projetos públicos e um alto índice de contratação de profissionais BIM. Mesmo assim, essa implementação não cresce no mesmo ritmo em todo o continente, e a verdade é que na maioria dos países de língua espanhola, a mudança para o BIM segue uma progressão gradual.   bim na engenharia civil International Master BIM Manager Infraestruturas
Z
Autor

Zigurat Global Institute of Technology