Soluções de projetos fazem parte da revolução do  Building Information Modelling (BIM)

Fui abordado por vários profissionais de construção em busca de uma resposta para a pergunta “O BIM se aplica a projetos MEP de grandes proporções?”

No minuto em que quis responder a essa pergunta, parei de me perguntar por que muitas pessoas estão fazendo essa pergunta; eu estava confuso sobre a questão, embora eu tivesse a resposta. Mais adiante neste artigo e nos seguintes, explicarei o motivo da minha confusão e minha resposta para a pergunta.

bim manager planning

Soluções de Projetos de Plantas:


A revolução das soluções e métodos de projeto de plantas 3D CAD (Computer Aided Design) começou em 1960, com base em iniciativas e pesquisas que começaram com a maturidade dos computadores, computação digital e mainframes.


Os líderes do CAD naquela época eram motivados pelos fatores financeiros óbvios em torno de projetos MEP de grandes proporções ​​relacionados à energia, que estavam se desenvolvendo muito rápido, formando um fator essencial no desenvolvimento e no crescimento da economia dos países.


Desde então, muitas soluções de projeto 3D Plant surgiram no mercado e ainda estão surgindo mais. Para citar alguns deles, o Smart® 3D – da INTERGRAPH CORPORATION, PDMS – Software de projeto e gerenciamento de plantas desenvolvido pela AVEVA PLANT, PDS- Software de projeto de planta desenvolvido pela INTERGRAPH CORPORATION, AutoPLANT / Open Plant desenvolvido pela BENTLEY Systems.

O BIM é um processo que serve apenas para construção de edifícios?


Especialistas em tecnologia têm promovido a tecnologia BIM como um método moderno para a entrega de projetos de construção. Grande parte dos megaprojetos em todo o mundo são de natureza infraestrutura e mecânica; as partes interessadas do setor dão grande valor ao desenvolvimento de infraestrutura devido a muitos fatores, como magnitude, importância, eficácia, publicidade, envolvimento e interação de todos os setores para receber benefícios e conseqüências para o sucesso ou fracasso de tais projetos. Esses tipos de projetos afetam nosso dia a dia, pois influenciam radicalmente o desenvolvimento local e regional, o crescimento e o conforto da sociedade. Projetos como usinas de energia e energia, estações de tratamento de esgoto, usinas de dessalinização, etc. são muito essenciais para garantir ambientes sustentáveis ​​e saudáveis ​​para os seres humanos.


Definitivamente, todo mundo lendo este artigo chegaria à conclusão de que projetos mecânicos são tão importantes quanto construir projetos, senão mais importantes. A questão é por que os especialistas em BIM estão se concentrando em edifícios? A tecnologia BIM pode ser usada para construção mecânica? O processo BIM será capaz de integrar e acomodar os requisitos do setor de construção mecânica e fluxos de trabalho entre seus fluxos de trabalho? Por que os especialistas do setor de BIM estão evitando abordar esses problemas em seus materiais de marketing, publicações, apresentações, white papers e pesquisas? Qual é o nosso stand como centros BIM CCC / CCC, sendo líder em construção e também líder em tecnologia BIM e sua implementação prática em construção civil, para as questões acima?


A segunda parte deste artigo irá revelar mais sobre este tópico e responderá e compartilhará com os leitores algumas idéias e pensamentos interessantes sobre a “Posição das Soluções de Projetos de Plantas para a Revolução da Modelagem da Informação da Construção (BIM)”.

bim para concepção de projetos ZiguratBIM para concepção de projetos

 

Sem mais artigos