Português

PROFESSOR JOSÉ CARLOS LINO APRESENTA A BIMMS E O EUROPEAN STANDARDS OF BIM (CEN)

José Carlos Lino, professor do Global Executive Program BIM for Owners and Developers e diretor do International Master BIM Manager em português, apresenta neste vídeo corporativo o business solutions and standards of BIM utilizados em sua própria empresa BIMMS – Building Information Modeling & Management Solutions.

José Carlos é engenheiro civil e é uma das figuras mais reconhecidas no âmbito de competências em BIM e engenharia estrutural.

José Carlos Lino
José Carlos Lino é membro colaborador do European Committe for Standardization (CEN) para o European Standards of BIM.

Construindo uma maior competitividade e sustentabilidade na indústria da construção Europeia utilizando normalizações em BIM

O primeiro objetivo em BIM do European standardization foi alcançado com a adoção dos três primeiros European Standards. Em 26 de Outubro, o CEN/TC 442 reuniu-se em Madri para estabelecer as bases para os futuros trabalhos da normalização BIM.

Uma forma de estruturar informações do edifício

Picture copyright Newton @ BIM is More Magazine

BIM é um processo de estruturação da informação de um edifício. Isto se refere ao modo de colaboração da representação digital de um objeto construído para facilitar o processo de construção incluindo edifícios, pontes, rodovias e plantas industriais. BIM facilita o projeto, a construção e a operação e manutenção criando bases confiáveis para tomada de decisões.

A CENT/TC 442, secretariado pelo nosso membro Norueguês, SN, tem como objetivo desenvolver metodologias para definir, descrever, trocar, monitorar, registrar e manipular com segurança dados de ativos, semânticas e processos.

Como primeira ação, CENT/TC 442 adotou três Normas Internacionais como Normas europeias:

  • EN ISO 16739:2016 (WI=00442002)

Industry Foundation Classes (IFC) para compartilhamento de dados no setor da construção e operação e manutenção (ISO 16739:2013)

  • EN ISO 12006-3:2016 (WI=00442003)

Building construction – Organização de informação sobre trabalhos na construção – Parte 3: Estrutura para informação orientada a objetos (ISO 12006-3:2007)

  • EN ISO 29841-2:2016 (WI=00442001)

Building information models – Manual de entrega da Informação – Parte 2: Estrutura de interação (ISO) 29841-2:2012)

Adoção possível graças à colaboração da ISO

A adoção dessas normativas foi possível graças à colaboração e proximidade entre a International counterpart e a International Organizations for Standardization (ISO), formalizado através do Tratado de Viena.

Adicionando o Industry Foundation Classes (IFC) no catálogo da CEN, a EN ISO 16739:2016 torna-se essencial para o desenvolvimento das futuras normativas BIM.

Estas normativas europeias têm sido disponíveis desde 19 de Outubro de 2016 através do 34 National Standardization Bodies (Membros da CEN) e sua implementação está programada para 30 de Abril de 2017.

Novos trabalhos de normalização em curso

Grupos de trabalho estão iniciando o desenvolvimento dos novos trabalhos de normalização para complementar o European Standards, mencionado acima. Fazendo isso, torna-se possível abordar especificidades europeias como o Construction Products Regulation (CPR, formato pdf).

Durante a terceira reunião do CEN/TC 442 ocorrida em Madri, a BIM Community, uma plataforma de informação espanhola sobre BIM, entrevistou o gerente de programas do CENELEC e do CEN, Alexandre Beltrão e Tomi Henttinen, representando nosso Finnish Menber SFS dentro da CEN/TC 422. Assista a entrevista

A indústria da construção é um dos maiores setores na Europa (10% da GDP da UE e 20 milhões de empregos). Os trabalhos realizados através da Normalização Europeia do BIM nos garantem que mantenhamos no caminho certo com a digitalização no mundo!

Saiba mais sobre a Standardization of construction work no site da CEN.

bim-máster-portugal-brasil-br-pt-zigurat

23 MARÇO 2017

INÍCIO 2ª EDIÇÃO

DURAÇÃO

18 meses | 600 horas online

You Might Also Like

No Comments

Leave a Reply