In Não categorizado

Esta comunidade de especialistas participou de várias atividades no âmbito da Zigurat Student Week 2022, de 25 a 29 de julho, na sede Zigurat e no Instituto de Educação Continuada IL3 da Universidade de Barcelona.

 

Entre 25 e 29 de julho, 150 profissionais de mais de 50 nacionalidades participaram da Zigurat Student Week 2022, em Barcelona. Foram estudantes, graduados e professores da Zigurat Global Institute of Technology, que foram além das telas e se encontraram pessoalmente para se conhecerem, trocar experiências, alimentar suas redes de networking e participar de diversas atividades durante toda a semana.

O evento teve início com uma palestra motivacional de Jürgen Salenbacher, consultor internacional e coach com ampla experiência em educação, design e negócios. O palestrante, que é especialista, inspirou os participantes com um discurso poderoso sobre como catalisar a mudança e a transformação nos tempos atuais, enfatizando os hábitos que podemos cultivar para romper as distrações e alcançar uma verdadeira transformação a nível pessoal e profissional. Por exemplo: concentrar-se nas pessoas, aprender a descentralizar a autoridade, investir na aprendizagem contínua e prestar atenção ao projeto do espaço físico e o impacto em nosso desempenho mental. 

Os presentes também participaram de workshops de Design Thinking desenvolvidos em conjunto com a [email protected] BCN, onde desenvolveram soluções inovadoras para enfrentar os principais desafios em Inovação e Sustentabilidade na área [email protected], um próspero centro tecnológico da cidade de Barcelona. Sob a orientação de Pere Juárez Vives, professor de Ciência e Tecnologia Quântica da Universidade de Barcelona e facilitador especialista dessas dinâmicas de grupo, foram abordados os seguintes desafíos urbanos: 

  • Evoluir ou Dissolver: O que o setor público, o setor privado e os cidadãos podem fazer para adotar a circularidade e minimizar o impacto da mudança climática nas cidades?
  • Match & Play: Como podemos encontrar a fórmula para que grandes empresas e startups se encontrem (Match) e gerem algum tipo de colaboração (Play), fora da clássica relação comercial cliente-fornecedor?
  • Mobilidade Sustentável e Conectada: Como podemos desenvolver soluções de mobilidade conectada que resolvam os desafios da rápida urbanização e superpopulação nas cidades de hoje?

Para isso, foram utilizadas diferentes ferramentas criativas (Empathy Map, Crazy 8s, SCAMPER, etc.) para fazer brainstorming de idéias e coletar as soluções mais inovadoras.

Ao final das oficinas, um júri composto por profissionais da [email protected] BCN selecionou uma equipe vencedora para cada desafio. Isabel Sabadí, Diretora Geral da [email protected] BCN, explicou durante a cerimônia de premiação que “os 22 desafios resumem os principais desafios enfrentados pelos projetos urbanos, cujo objetivo central é a busca de um equilíbrio entre a atividade econômica e o ambiente em que ela se desenvolve”.

Mais tarde, os participantes tiveram a oportunidade de visitar as empresas mais inovadoras da cidade que estão estimulando o crescimento econômico de Barcelona de forma sustentável e alinhado com os desafios propostos, tais como BAC Engineering – Grupo SOCOTEC, CBcat, Supercomputing Center, Tech City e o edifício Wittywood da empresa imobiliária Colonial.

  • A BAC Engineering, Grupo SOCOTEC, realizou uma visita guiada, exclusivamente para nossos alunos, nas obras da futura estação La Sagrera, o mais importante projeto de metrô da Europa, com 38 hectares. Agustí Obiols fez uma apresentação sobre o projeto da estação e o estado de andamento das obras executadas, assim como os desafios estruturais que estão sendo resolvidos.
  • No Barcelona Supercomputing Center, o centro nacional de supercomputação espanhol especializado em computação de alto desempenho (HPC), os visitantes puderam ver o impressionante MareNostrum, um dos mais poderosos supercomputadores da Europa, localizado dentro de uma capela!
  • Na Tech Barcelona, hub inovador que está impulsionando o ecossistema digital & tech de Barcelona, os Alumni tiveram a oportunidade de visitar as empresas mais disruptivas do setor tecnológico, assim como de aprender em profundidade sobre as ações realizadas pela Mobile World Capital Barcelona com seu diretor, Oscar Sala.
  • Nos escritórios da CBcat, o Centro de Blockchain da Catalunha, foram apresentadas soluções relevantes de Blockchain realizadas por empresas locais, tais como Inlea e Hashing DNA.
  • Wittywood by Colonial, um edifício 100% de madeira, surpreendeu os visitantes com sua perfeita combinação de sustentabilidade e elegância.

Além disso, os convidados participaram de um Walking Tour em Barcelona, guiados por Carles Romea, que lhes mostrou as áreas emblemáticas de uma cidade cosmopolita, vibrante e inovadora.

Por outro lado, e perto do final do evento, houve painéis de discussão sobre temas atuais, em inglês e espanhol, compostos por especialistas interdisciplinares que compartilharam suas visões e experiências profissionais:

  • Perspectivas de crescimento profissional na nova era (EN):
  • Jesus Perucho Alcalde (Professor na Zigurat e Senior BIM Digital Consultant na AECOM), Atif Ali (Professor na Zigurat e Engenheiro Mecatrônico especializado em IIoT & Robótica), Jon Blasby (Diretor da Castiel Consultants y Board Member de RICS España) e James Basha (Professor na Zigurat e coach motivacional), moderado por Rodrigo Manuel Ferreiro Cannataro (Corporate Services na Zigurat).
  • Perspectivas de crescimento profissional na nova era (ES): Juan Felipe Pons (Diretor de Master na Zigurat e Sócio Diretor da Think In Lean), Gonzalo Cuatrecasas (Professor na Zigurat e especialista em Gerenciamento de Riscos de TI e Gerente de Segurança Cibernética na Axel Johnson International AB), Juan Carlos Gutiérrez (Professor na Zigurat e CTO na SETESCA) e Isabel Gutérrez, (Diretora de Master na Zigurat e Coordenadora de Implementação BIM em Ferrovial), moderado por Rodrigo Manuel Ferreiro Cannataro (Corporate Services de Zigurat).
  • Desmistificando a circularidade na construção (ES): Guillem Baraut (Diretor de Master na Zigurat e CEO da BAC Engenharia – Grupo SOCOTEC), Xavier Aguiló i Arán (Professor na Zigurat e UK Manager da BAC Engenharia – Grupo SOCOTEC), Luna Cara (Professora na Zigurat e arquiteto na Exegit S.r.l.) e Óscar Agüera Martínez (Chefe do Escritório Técnico na Mapei Espanha, S.A), moderado por Marta León (Product Area Manager da Zigurat).
  • Digitalização na indústria da construção: estratégias e desafios (EN): José Carlos Coya Piñeiro (Diretor de Master na Zigurat e consultor em estruturas e de construção e fundações), Chris Dymond (Diretor de Master na Zigurat e Fundador da Unfolding) e Angela Salom Sarasqueta (Senior Technical Lead del Barcelona Supercomputing Center), moderada por Bruno Mota (Diretor de Master na Zigurat e consultor principal em LogiKal).
  • Digitalização na indústria da construção: estratégias e desafios (ES): Óscar Liébana (Diretor de Master na Zigurat e coordenador de projeto na FCC Construcción), Evélio Sanchez (Professor em Zigurat e consultor na ediliciaBIM), María Mendez (Professora da Zigurat e coordenadora na FCC Construcción), Ignacio Barra (Co-fundador da IngeBIM), moderado por Yaosca Bautista (Program Area Specialist na Zigurat).

Finalmente, na sessão de encerramento, os diplomas e prêmios foram entregues aos alunos e professores mais destacados das edições iniciadas em novembro de 2020 e maio de 2021.

Pau Farré, CEO da Zigurat, disse o seguinte em seu discurso de encerramento do evento:  A cooperação é a grande revolução. Prova disso foram as atividades que vocês realizaram durante a semana, mas também os programas de formação que completaram e terminaram com sucesso. Durante estes dias vocês tiveram a oportunidade de fortalecer os laços e de ver que responder aos desafios de hoje exige o compromisso de todos. Somente desta forma será possível alcançar soluções ótimas, inclusivas e sustentáveis”.

Recent Posts

Start typing and press Enter to search