In Não categorizado
bim-brasil

De acordo com o decreto publicado em 6 de maio, o Comitê de Infraestrutura BIM é constituído para a discussão, disseminação e aplicação da Estratégia BIM BR no Ministério da Infraestrutura e seus afiliados.

A constituição do Comitê BIM dentro do Ministério de Infraestrutura e seus afiliados é o próximo passo para a adoção da metodologia BIM em nível estadual, no âmbito da Estratégia Nacional de Disseminação BIM no Brasil. No decreto publicado em 6 de maio, os poderes do Comitê de Infraestrutura BIM são definidos em detalhes.

A partir de agora, esse comitê será responsável por propor atividades ao Ministro da Infraestrutura para que promova, acelere, avalie e mantenha o processo de adoção e aplicação do BIM. Ele também será responsável por identificar e monitorar as iniciativas, programas e projetos relacionados a esse portfólio para garantir seu alinhamento com a Estratégia BIM BR.

Outra atividade importante a ser realizada pelo novo Comitê BIM no âmbito da estratégia nacional é estimular e facilitar ações que melhorem o conhecimento BIM dos funcionários do Ministério de Infra-estrutura e de seus afiliados. Também será responsável pela elaboração e publicação de documentos, atos regulamentares, guias e protocolos específicos que servirão de referência para a adoção do BIM no Ministério de Infraestrutura.

Por fim, o Comitê coordena o desenvolvimento da Plataforma BIM do Ministério de Infraestrutura. É uma plataforma cujo objetivo é oferecer um banco de dados de projetos de infraestrutura e uma Biblioteca BIM para agilizar o gerenciamento dos processos de investimento e a execução de obras públicas deste Ministério.

A publicação deste novo decreto ocorre um mês após a notificação de que o Governo Federal ordenou a incorporação do BIM em todos os seus projetos de obras públicas. Portanto, podemos dizer sem dúvida que 2020 será o ano em que a metodologia BIM será consolidada no Brasil como a maneira predominante de trabalhar em um projeto público.

Recent Posts

Start typing and press Enter to search