Blog / BIM & Construction Management

Transformação de oportunidades profissionais em BIM

As habilidades exigidas na força de trabalho da AECO estão mudando

Houve uma grande mudança no perfil profissional exigido na competitiva indústria AECO ao longo dos anos.

Com a introdução de novas tecnologias, o mercado de trabalho começou a exigir novos conjuntos de habilidades ao procurar funcionários. A adoção de automação e inteligência artificial criou uma necessidade maior de habilidades tecnológicas, bem como sociais e emocionais. Ano após ano, o local de trabalho vem se transformando e os funcionários estão interagindo mais com a tecnologia. A digitalização do local de trabalho se traduz em maior produtividade, crescimento do PIB e melhor desempenho corporativo, mas isso também leva a uma transformação das habilidades necessárias.

Um profissional bem treinado é um requisito

Para adotar estratégias digitais e novas tecnologias, um profissional bem treinado é essencial para garantir maior produtividade. Se a demanda por essas habilidades não for atendida por um  responsável preparado, isso lhe irá acarretar em pressões profissionais internas e até mesmo uma desvalorização de salário. Evitar isso e enfrentar os desafios que acompanham a adoção da automação dependerá de quão bem treinada é a força de trabalho e de como as empresas podem ser adaptáveis. Habilidades sociais e emocionais De acordo com um relatório recente da Mckinsey & Company, a demanda por habilidades tecnológicas continuará aumentando, mas também a necessidade de habilidades sociais e emocionais. Aqueles com mais oportunidades profissionais terão habilidades de liderança e gerenciamento e altas habilidades cognitivas, como criatividade, pensamento crítico, tomada de decisão e processamento complexo de informações. Estas são habilidades que precisam de constante atualização, prática e experiência através de cursos, treinamento e educação continuada Trabalho em equipe e trabalho colaborativo interfuncional A eficiência é uma prioridade alta na mudança organizacional, e a colaboração interfuncional será fundamental. As empresas estão mudando de hierarquias tradicionais para organizações ágeis, consistindo de uma rede de equipes e caracterizadas por seu aprendizado rápido e ciclos rápidos de decisão. Os profissionais devem poder trabalhar de maneira colaborativa de forma eficaz e empregar a tecnologia mais inovadora para esse propósito.

Profissionais do setor de arquitetura, engenharia e construção

O setor da AECO está exigindo novos perfis profissionais em todo o mundo. A introdução de novas tecnologias, tendências de negócios, digitalização em BIM abriu portas para novos concorrentes e mercados. Isso, naturalmente, causa mudanças nas posições gerenciais, especialmente nas seções de sistemas de informação (CIOs), mas também em outras, como o gerenciamento BIM. A padronização dos modelos BIM juntamente com a globalização impulsionaram a necessidade de empresas com uma visão global e isso faz com que os perfis que atualmente são necessários mudem. É cada vez mais importante que os profissionais tenham um perfil multidisciplinar e capacidade de gestão internacional e inovação tecnológica.

Ao contratar, as empresas do setor da AECO estão procurando gerentes de BIM capazes de trabalhar de forma colaborativa e pensar globalmente. Por este motivo, os programas de Masters da Zigurat são cuidadosamente adaptados, tendo isso em mente. Por meio de projetos colaborativos e treinamento em gestão global de BIM, os alunos do programa mantêm-se atualizados e aprimoram as habilidades mais exigidas do setor. Descubra como os nossos programas de Masters podem mantê-lo profissionalmente relevante agora e no futuro.

oportunidades profissionais em BIM International Master BIM Manager Infraestruturas Zigurat infraestrutura
Z
Autor

Zigurat Global Institute of Technology