Blog / BIM & Construction Management

Os projetos de plantas industriais estão adotando a tecnologia BIM?

Soluções BIM para o Desenho de Plantas Industriais

É possível aplicar o BIM no desenho, construção e manutenção de plantas industriais?

Com esta pergunta, Issam El-Absi, Diretor do Master’s Program in Global BIM Management for Infrastructure Projects da Zigurat, Parte 1: BIM para Concepção de Projetos, onde analisa o uso de BIM para o desenho de plantas industriais. Nesta segunda parte, o engenheiro civil Issam El-Absi, aprofundará a "Posição das Soluções de Desenho de plantas industriais em direção ao BIM".

Introdução

Para começar este artigo, retornarei às perguntas na primeira parte deste artigo: Por que os especialistas em BIM estão se focando na edificação? A tecnologia BIM pode ser aplicada no projeto de instalações mecânicas? O processo BIM será capaz de integrar e acomodar os requisitos e fluxos de trabalho das instalações mecânicas em seus próprios fluxos de trabalho? Por que os especialistas do setor BIM estão evitando abordar esses problemas em seus materiais de marketing, publicações, apresentações, relatórios e pesquisas? Qual é a posição do CCC BIM Center como líder em tecnologia de construção em BIM e sua implementação prática na construção civil?  

O BIM pode beneficiar a construção e manutenção de plantas industriais?

Em minha resposta às perguntas anteriores, escolhi apoiar minha resposta aos fatos. Para fazer isso, desenvolvi uma pequena tabela de comparação entre algumas das principais funcionalidades ou características que o BIM oferece em comparação com as características que têm o desenho das Plantas 3D. Antes de analisar toda essa informação, gostaria de mencionar que esta tabela representa o conhecimento e a experiência de seus autores. Exclui a contribuição dos BIM Centres de Consolidated Contractors Company (CCC) aos processos BIM. O método da CCC é relativamente muito avançado e não reflete o que está acontecendo predominantemente no setor de construção. Essas contribuições visam demonstrar as práticas atuais do setor e o progresso na implementação do BIM, bem como avançar a digitalização de maneira eficaz para beneficiar a sociedade e gerar  verdadeiros ROI (Retorno sobre o investimento).
Functionality BIM PLANT DESIGN SOLUTIONS
Availability Maturity (Scale 1 to 10) Availability Maturity  (Scale 1 to 10)
3D Authoring Capabilities YES 7 YES 9
Capacity to Accommodate All Disciplines YES 8 YES 10
Production of Material Take-off's / Project Scope YES 5 YES 9
Integra-Ability with Design Solutions YES 6 YES 9
Design Drawings Production YES 7 YES 10
Shop Drawings Production YES 5 YES 8
Binding 3D - 2D Process YES 3 YES 8
As-Built Model YES 5 YES 8
Integration with Post Construction Activities (Asset Management, Facility Management and Operation/Maintenance) YES 2 YES 5
Client Embracement YES 4 YES 10
Support Procurement Operations YES 3 YES 7
Project Controls - 4D Simulation YES 6 YES 8
Integration with Material Management No YES 4
Design Coordination and Clash Checking YES 8 YES 9
3D based Design Review YES 8 YES 9
Integration with Energy Simulation and Sustainability YES 4 No
Photorealistic Visualization and Animation YES 9 YES 5
Project Controls - Planning / Advanced Work Packaging YES 2 YES 6
Project Controls - Quality No YES 3
Project Controls - Progress YES 4 YES 8
Project Controls - Cost YES 5 YES 3

Análise

A conclusão que aparecerá na mente do leitor depois de passar pela tabela de comparação será: "Obviamente, o setor de planta industrial tem adotado os mesmos conceitos BIM há muito tempo e, de fato, está mais avançado do que a maioria dos setores da construção". Se você chegou a essa conclusão, deixe-me dizer que você está absolutamente certo. Na verdade, a CCC começou a adotar os conceitos atuais do BIM há mais de 20 anos, quando BIM ainda não era conhecido como terminologia. A CCC tem sido muito bem sucedida na entrega de projetos mecânicos no Oriente Médio e nos países da CEI por décadas. Essa ampla experiência levou nossa equipe de automação a desenvolver vários fluxos de trabalho e soluções. Isso permitiu a integração de funções e sistemas de construção com soluções de desenhos de plantas 3D, como PDS e PDMS. Temos experimentado os ganhos, benefícios e sucesso de aproveitar o poder das tecnologias 3D no desenho de plantas industriais. Essa foi uma grande motivação para a CCC querer aproveitar os fluxos de trabalho iguais ou similares na construção civil e na edificação. Hoje, o BIM é uma força motriz para alcançar grandes avanços no setor da construção. Acreditamos que as soluções de desenho de plantas industriais e o BIM são como dois lados da mesma moeda. Em outras palavras, o BIM não é um método novo, é simplesmente um novo conjunto desenvolvido com base em um conceito existente.

Diferença entre BIM e o Desenho de Plantas em 3D

Como esse é o caso, há uma demarcação clara entre os fluxos de trabalho de desenho de plantas industriais em 3D e BIM. A principal razão para essa diferença é a natureza e a sensibilidade das instalações mecânicas, levando em conta se elas são usinas elétricas ou instalações de petróleo e gás, etc Essa natureza obrigou os proprietários e as diferentes partes interessadas a impor um grande número de regulamentações. A segurança e os fluxos de trabalho rigorosos impediram a integração total, a abertura de dados, a colaboração e a transparência adequadas. Essas medidas rígidas diminuem a integração total de fluxos de trabalho 'BIM' no setor de plantas industriais. No entanto, os edifícios e os projetos de construção civil são menos rigorosos e mais abertos à transparência, compartilhamento de dados e colaboração. Isso resultou no avanço do BIM como uma plataforma de integração global potencial para instalações onde as soluções de desenho de plantas foram deixadas para trás. O segundo desafio e a diferenciação entre soluções BIM e plantas industriais é o custo e a complexidade do software de autoria As soluções BIM são mais modernas, muito mais baratas e de fácil acesso para a maioria das partes interessadas do setor, enquanto as soluções de projeto de desenho para plantas industriais são muito caras, complexas de adquirir e disponíveis apenas para grandes players e clientes. As razões acima resultaram no desenvolvimento de fluxos de trabalho integrados e completos na indústria mecânica e de plantas.

Duas tecnologias digitais cada vez mais similares

Em resumo, não há problemas técnicos que impeçam a fusão dos sistemas de desenho de plantas industriais e BIM se fundam ou (se assim posso dizer), não há uma demarcação real entre as duas tecnologias digitais. Os sistemas de desenho BIM e de plantas industriais têm objetivos semelhantes, aplicações comuns e fluxos de trabalho ligeiramente diferentes. Pessoalmente, acredito totalmente que algum dia ambas as abordagens serão vistas como uma, se ainda não forem. Muito em breve, o BIM ou, talvez, o BIMPDS será a tecnologia unificada dominante para fornecer qualquer construção / instalação, independentemente da função dessa instalação.   plantas_industriais_International_Master_BIM_Manager_Infraestruturas
I
Autor

Issam El-Absi

Director of the Global BIM Management for Infrastructure Projects Certification Program. CCC Manager IS-Automation and Engineering Project BIM Manager.