Blog / BIM & Construction Management

O Portal Women in BIM Lança uma Base de Dados Global

  O objetivo é recompilar informação sobre as mulheres que trabalham em BIM através de um questionário online.Women in BIM tornou pública uma base dados sobre todas as mulheres de qualquer parte do mundo que trabalham em BIM. Esta iniciativa, que se articula através de um questionário online pretende servir de apoio ao baixo setor feminino que trabalha atualmente no setor da construção e funciona também como diretório de buscas e registro. A base de dados responde ao recente informe do CIOB chamado The Changing role of Women in the Construction Workforce segundo o qual: “As mulheres no setor da construção no Reino Unido representam atualmente menos de 10% da população ativa, o que reflete sua baixa representação na indústria que não consegue atrair e nem reter as mulheres.“Segundo Women in BIM esta nova metodologia se enfrenta a uma perfeita tormenta de diferentes desafios, de modo que este banco de dados visa garantir que as habilidades de metade da população não se perder ao longo do caminho. Rebecca de Cicco, responsável pelo grupo, afirmou em uma conferência da Digital Construction Week 2016 que ocorreu no Reino Unido: “As mulheres que trabalham na indústria da construção se beneficiam do apoio de suas colegas. A iniciativa de Women in BIM nasceu precisamente perseguindo este objetivo: Nossa primeira tarefa é a de recompilar o número de mulheres que existem nesses papéis, onde estão localizadas e como podemos coloca-las em contato com outras. Queremos convidar todas as mulheres do mundo que trabalham atualmente com BIM a juntar-se a nossa rede.”

Esta base de dados se utilizará concretamente para:

  • Criar um centro de suporte para as mulheres possam conectar-se, discutir e compartilhar ideias no contexto do BIM e outros processos de digitalização de qualquer parte do mundo.
  • Recompilar informação e criar uma série de infográficos ilustrando seu alcance global.
  • Informar a indústria de como Women in BIM pode crescer e oferecer suporte dentro de cada âmbito geográfico.
  • Fornecer informação e um marco de trabalho para ajudar a indústria, governos e institutos profissionais a abordar a diversidade de problemas de um setor em fase de digitalização.
Esta iniciativa, também, permite às mulheres compartilharem sua experiência e oferecer seus serviços como oradoras e especialistas. David Philp, responsável pelo BIM na UK BIM Task Group, apontou: “Fomentar uma força de trabalho diversa, progressiva e muito inovadora dentro do setor da construção é essencial para o futuro do setor.“Como indústria temos que atrair agora mais do que nunca as novas gerações de trabalhadores, enquanto competimos com outros setores de tecnologia mais recente; devemos assegurar que a próxima geração Y perceba a construção como uma indústria que está tecnologicamente avançada e onde a diversidade é celebrada.” “Além disso, ser honesto e justo com todos é o que deve ser feito. Women in BIM está ajudando a defender estes ideais e estamos desejando trabalhar de maneira conjunta para promover uma indústria melhor para todos.” O questionário é em inglês e aberto a qualquer usuário que queira participar. Nele se perguntam aspectos como disciplina de trabalho, o perfil profissional e as principais dúvidas dentro da metodologia BIM.

Fonte: BIMCommunity

 international-master-bim-manager-zigurat-women-in-bim
 
Z
Autor

Zigurat Global Institute of Technology