Blog / BIM & Construction Management

Domine as 7 características principais de um Gerente de Projetos eficaz

Ser um gerente de projetos eficaz na construção requer um conjunto de habilidades e conhecimentos específicos que estão diretamente relacionados ao setor da construção. Neste artigo, discutiremos não apenas as habilidades necessárias, mas também como o Master Internacional em Gestão de Projetos na Construção pode ajudá-lo a adquirir uma carreira brilhante.


1 - Liderança:

Conheça Bruno Mota - Diretor do Master Internacional em Gestão de Projetos na Construção

Um gerente de projetos eficaz na construção deve ter habilidades de liderança sólidas para inspirar e motivar sua equipe na construção. Isso inclui ser um bom comunicador, estabelecer expectativas claras e trabalhar de forma colaborativa com sua equipe. 


2 - Flexibilidade:

  A natureza do gerenciamento de projetos é tal que nem sempre as coisas vão conforme o planejado. Um Project Manager de sucesso deve ser capaz de se adaptar rapidamente às mudanças no projeto e tomar decisões eficazes para manter o projeto no caminho certo.


3 - Comunicação:

Um bom Project Manager deve ser um excelente comunicador. Ele deve ser capaz de se comunicar com sua equipe, seus clientes e outras partes interessadas de maneira clara e concisa. Uma das ferramentas fundamentais para poder alinhar a equipe e comunicar de forma efetiva, é fazer o bom uso do BIM (Building Information Modeling). Além disso, ele deve ser capaz de ouvir e entender as necessidades e preocupações de sua equipe e de seus clientes.


4 - Planejamento:

O gerenciamento de projetos é tudo sobre planejamento. Um Project Manager de sucesso deve ser capaz de criar um plano de projeto claro e conciso que defina claramente as metas, objetivos, recursos e cronograma do projeto. Ele deve ser capaz de prever e mitigar possíveis riscos e problemas que possam surgir durante o projeto. 

5 - Organização:

Um Project Manager deve ser altamente organizado e capaz de gerenciar múltiplas tarefas e projetos simultaneamente. Ele deve ser capaz de priorizar suas tarefas e as da sua equipe, e garantir que todos os prazos sejam cumpridos.


6 - Habilidade técnica:

Embora o gerenciamento de projetos seja uma função de liderança, um bom Project Manager deve ter habilidades técnicas em sua área de atuação. Ele deve ser capaz de entender as tecnologias, os processos e os sistemas necessários para concluir o projeto com sucesso. Assim como o entendimento de ferramentas e softwares para organização e orçamentos, e certificações. Os alunos que cursam o Master Internacional em Gestão de Projetos na Construção, possuem acesso gratuito a um simulador para se preparar para o exame de PMP® ou CAPM.


7 - Visão estratégica:

Um Project Manager de sucesso deve ser capaz de entender o impacto do projeto nos negócios e na organização como um todo. Ele deve ser capaz de pensar estrategicamente e ver o quadro geral, para que possa tomar decisões informadas que levem ao sucesso do projeto e da organização.


EXTRA: Formação! Um gerente de projetos eficaz na construção deve estar sempre aprendendo e atualizando seu conhecimento em gerenciamento de projetos na construção. Ao se matricular no Master Internacional em Gestão de Projetos na Construção, você terá a oportunidade de aprofundar seu conhecimento em gerenciamento de projetos específico para o setor de construção e se manter atualizado com as melhores práticas e tendências da indústria.

 


Conclusão

O gerenciamento de projetos é uma função crítica em qualquer organização, e um bom Project Manager é fundamental para o sucesso do projeto. As 7 características descritas acima são essenciais para o sucesso do gerente de projetos. Um bom Project Manager deve ser um líder forte, um excelente comunicador, um planejador habilidoso, altamente organizado, flexível, habilidoso tecnicamente e ter uma visão estratégica. Por esta razão,  se você está buscando se tornar um Project Manager de sucesso, este master pode te ajudar a cumprir este objetivo, assim como aperfeiçoar estas habilidades e características em você.

Z
Autor

Zigurat Global Institute of Technology