Blog / BIM & Construction Management

BIM (LOD) 100 - 500 no Ciclo de Vida do Projeto de Construção

Um processo comum através do qual a indústria da construção está usando LOD (Nível de Desenvolvimento) é classificar os números de LOD como LOD 100, 200, 300, 400 e 500. Inicialmente, a Vico Software intitulou o sistema como "Level of Detail" e forneceu a sigla LOD. O sistema foi padronizado pelo Instituto Americano de Arquitetos (AIA), renomeando-o para Nível de Desenvolvimento (LOD). A mudança de nome enfatizou o significado das facetas geométricas e o conteúdo do BIM de cada elemento.

O que é LOD?


LOD é uma concepção com definições e implementações variáveis que define o conteúdo e a confiabilidade dos elementos BIM (Building Information Modeling) em vários estágios ou marcos. O conteúdo se refere às informações geométricas, dados estruturados e documentação relacionada. O nível de desenvolvimento de um modelo BIM evidencia a quantidade de informações associadas ao desenvolvimento de projetos concretos e essenciais para a tomada de decisões tangíveis. O nível de detalhe dá direito a toda a quantidade de informação contida pelo elemento BIM.

Benefícios do LOD


  • A especificação do LOD facilita aos profissionais da AEC estipular e articular com um alto nível de clareza e consistência os Modelos de Informação de Construção, em inúmeros estágios do projeto e do processo de construção.
  • A Estrutura LOD aborda as questões enfrentadas pelos profissionais da AEC, fornecendo um padrão desenvolvido pela indústria para definir o estado de desenvolvimento de numerosos sistemas dentro do BIM. O padrão facilita a consistência na comunicação e execução do projeto, facilitando a delineação abrangente dos resultados do BIM.

BIM LOD 100-500 no Ciclo de Vida do Projeto de Construção


LOD 100 - Estágio de Projeto Conceitual

A criação de um modelo 3D no LOD 100 representa as informações em nível elementar. Portanto, a criação de um modelo conceitual é possível nesta fase. Parâmetros como área, volume, altura, localização e orientação são concebidos.

LOD 200 - Estágio de Projeto Esquemático

O LOD 200 é um modelo geral onde os elementos são modelados com quantidades precisas, forma, tamanho, localização e alinhamento. Informações não geométricas também podem ser incorporadas ao modelo nesta fase.

LOD 300 - Estágio de Projeto Detalhado

É o estágio de criação de modelos precisos e detalhamentos onde os elementos são delineados com informações específicas sobre montagem, escala, tamanho, localização e orientação. A este nível, dados não geométricos podem ser atribuídos aos elementos do modelo.

LOD 350 - Etapa da Documentação de Projeto

Neste nível, os detalhes e elementos do modelo representam a interface dos componentes de construção com vários sistemas com gráficos e memórias textuais.

LOD 400 - Fabricação e Montagem

LOD 400 é o nível, onde os elementos são modelados como conjuntos específicos, com informações integrais como fabricação, montagem e detalhes sobre o tamanho, quantidade, forma, orientação e localização. Dados não geométricos para os elementos do modelo também podem ser incluídos nesta etapa.

LOD 500 - As-Built Stage of Modeling (Etapa de Modelagem As-Built)

O LOD 500 corresponde à Etapa de Modelagem As-Built, onde elementos são criados como conjuntos construídos para manutenção e operações. Informações não geométricas reais e precisas podem ser anexadas aos elementos modelados como a forma, tamanho, localização, quantidade e orientação.

 

Potencialize seus projetos com Master BIM! Descubra a eficiência do BIM em cada etapa da construção.  

Z
Autor

ZIGURAT Institute of Technology