Este artigo conta a munha experiência no que diz a respeito a criação do Livro de Estilos e ao Plano de Execução BIM (LdE e BPEP) no Master em BIM da Zigurat.

Chegamos na parte do projeto final do curso (caso você não tenha acompanhado os posts durante o ano, clique aqui: post 1, post 2, post 3). Quem escolheu o Building em vez do Infrastructure no início do curso, teve de escolher entre trabalhar com a “Olympic Tower Maputo” ou com a “Faculdade de Arquitectura do Porto” e o software preferido para modelagem, minha escolha foi o Revit. A escolha foi baseada no que já trabalho há mais tempo e vejo sendo mais utilizado na região e área que atuo (engenharia estrutural).

 

Livro de Estilos e Plano de Execução Master em BIM BIM International Master BIM Manager Zigurat

 

Além disso, havia duas opções para a ênfase em Building, o desenvolvimento de produtos para a indústria (famílias) e o Facility Management (FM). Escolhi o segundo e fui alocado em um grupo com outras pessoas que fizeram as mesmas escolhas.

O projeto final do Master em BIM da Zigurat foi dividido em entregas parciais. Primeiramente o Livro de Estilos e o BIM Project Execution Plan (BPEP ou BEP), depois o BIM Implementation Plan (trabalho individual, assunto do próximo post), então um relatório de Reabilitação Sustentável, e por fim um trabalho de Facility Management para a Torre Olímpica de Maputo.

Livro de Estilos

O Livro de Estilos (LdE) nada mais é que um documento que contém os padrões adotados nos processos da empresa em questão, de uma forma bem específica, mas que abrange todas as frentes e aspectos da empresa e seus serviços.

O LdE se torna mais tranquilo de ser feito a medida que a empresa já tem alguns padrões pré-definidos e experiência com projetos. No entanto, é um documento vivo, que deve ser constantemente revisado e atualizado, para estar de acordo com novas demandas e futuras tendências dos serviços prestados.

Nosso grupo separou cada seção do livro de estilos para cada integrante do grupo, as seções abordadas no trabalho foram:

  1. Critérios de Publicação
  2. Critérios de Comunicação
  3. Critérios de Organização
  4. Critérios Funcionais
  5. Critérios de Ambiente e trabalho

Cada um ficou responsável por revisar os critérios pelos quais não era responsável, a fim de se inteirar de todos os aspectos abordados no documento. A maior dificuldade que tivemos realmente foi conseguir prever quais seriam as melhores opções para os padrões, já que não tínhamos nada com relação as essas propriedades.

BIM Execution Plan

O BIM Execution Plan / Plano de Execução (BEP, ou também chamado de BIM Project Execution Plan, BPEP) é um documento que detalha a implementação BIM em um projeto em específico (por isso o “Project”). Ele é fundamental para uma adoção correta e eficaz da metodologia BIM no projeto em questão, pois traz uma visão geral de como funcionara o fluxo do projeto, quais serão os responsáveis por cada etapa e área, os usos do BIM, como serão feitas as trocas de informação e, principalmente, seus entregáveis.

 

Livro de Estilos e Plano de Execução BIM Master em BIM International Master BIM Manager Zigurat

Novamente meu grupo dividiu o documento em várias partes e cada um ficou responsável por uma área em específico e revisou as dos colegas.

Por fim…

Ambos documentos foram produzidos de maneira muito colaborativa, com todos os participantes opinando e ajudando a formar o que viria a ser o LdE e o BPEP. No meu ponto de vista o LdE é importante em qualquer empresa dos mais variados setores, pois aponta tudo que deve ser feito e como deve ser feito, aumentando o nível de profissionalismo e acurácia dos projetos e serviços prestados.

Já a implementação do BIM em um projeto é uma fase essencial para ter uma noção de como é implementar em uma empresa completa, pois se as coisas não forem bem na implementação em um projeto individual, provavelmente não irão correr bem na implantação e implementação no escritório como um todo. Além disso, é importante termos os dois documentos sempre bem atualizados e serem seguidos à risca, pois assim o amadurecimento da empresa na sua adoção BIM, as melhorias a serem feitas e novos usos a serem abordados, ocorrem com maior rapidez.

 

 

Livro de Estilos e Plano de Execução BIM Master em BIM International Master BIM Manager Zigurat

 

Sem mais artigos