Blog / BIM & Construction Management

eCOB®: Um padrão para a criação de objetos BIM

O padrão eCOB®, desenvolvido pelo ITeC, baseia-se na visão global fornecida pelo formato aberto IFC, complementado com as características da regulamentação espanhola

A estrutura dos dados e sua qualidade é um dos maiores desafios enfrentados por profissionais e empresas que trabalham com objetos BIM. Assim, a qualidade de um "modelo" depende da qualidade dos objetos que o integram, da mesma forma que a qualidade de um objeto está vinculada à informação que o compõem e à sua estruturação. Atualmente, não existe um padrão nacional ou internacional que nos permita estruturar as informações de um modelo e, consequentemente, aproveitar todos os dados que ele nos fornece e nos pode agregar.

O Que é eCOB® ?

Diante dessa crescente necessidade, o ITeC desenvolveu um padrão para a criação de objetos BIM, com a missão de fornecer uma base comum na qual os diferentes agentes envolvidos em um projeto de construção possam trabalhar de maneira homogênea.

O eCOB® permite que os objetos BIM sejam equipados com uma estrutura de informações consistente e tecnicamente rigorosa, facilitando a interoperabilidade entre os programas BIM.

Conhecido como eCOB®, o padrão apresentado por uma das principais instituições do BIM na Espanha (ITeC) baseia-se na visão global fornecida pelo formato aberto da IFC, complementada pelas características da construção e regulamentação espanhola. Isso responde devido à visão dupla do setor: por um lado, as oportunidades de emprego aumentam no mercado internacional quando você trabalha com o BIM e, por outro, o desenvolvimento de um projeto é local, com o qual se deve levar em conta o regulamentos e tecnologias do país onde são aplicadas. Este é provavelmente um dos problemas mais sérios que qualquer tentativa de padronização internacional deve resolver. Além disso, deve-se levar em conta que esse padrão para a criação de objetos BIM é aplicável tanto a objetos genéricos como a objetos de marca. Ferran Bermejo, diretor técnico da ITeC, explica nesta entrevista à BIMCommunity as principais características da norma.   https://www.youtube.com/watch?v=aIDM2yOanQ8 O conteúdo da norma vai desde os critérios de nomenclatura, identificação, configuração de arquivos, até o estabelecimento das propriedades e valores que os objetos devem conter, dependendo de sua natureza e função. As propriedades são agrupadas em Grupos de Propriedades ou Property Sets específicos que respeitam os atualmente considerados pelo esquema IFC e, onde e quando estes não chegam, foram criados novos grupos de propriedades. O gráfico a seguir mostra os grupos de propriedades - eles aparecem na forma de barras horizontais - que entram em ação nas diferentes fases do projeto. "Os grupos em fundo vermelho correspondem aos disponíveis em IFC, enquanto os pintados de azul são os recém-criados." Este mesmo gráfico mostra como os Grupos de Propriedades podem ser atribuídos ao tipo "BIM" ou aos "elementos" BIM. "explica Ferran Berejo em artigo publicado no buildingSMART Spanish Chapter.  

Um padrão aberto e evolutivo

Esse padrão, baseado no IFC, é apresentado como um documento aberto, em evolução e colaborativo, de modo que este se vincula aos principais players do setor para incorporar as singularidades de cada gama de produtos na forma como são descritos no padrão.
  • Um padrão aberto: Para que a criação de objetos BIM sejea útil para qualquer empresa, profissional, entidade, fabricante e associações que representem diferentes subsetores que produzem ou gerenciam os produtos de construção.
  • Um padrão evolutivo: Para que seja capaz de se adaptar e se adequar às características de cada tipo de produto nas diferentes fases do ciclo de vida, bem como às necessidades e o progresso no ambiente de trabalho BIM. 
  Conheça todo o potencial do eCOB® neste link, no qual o ITeC apresenta todas as informações relacionadas a este padrão para a criação de objetos BIM. objetos-bim-international-master-bim-manager-zigurat
Z
Autor

Zigurat Global Institute of Technology