José Carlos Lino, professor do Global Executive Program BIM for Owners and Developers e diretor do International Master BIM Manager em português, apresenta neste vídeo corporativo o business solutions and standards of BIM utilizados em sua própria empresa BIMMS – Building Information Modeling & Management Solutions.

standards-of-BIM

 

José Carlos é engenheiro civil e é uma das figuras mais reconhecidas no âmbito de competências em BIM e engenharia estrutural.

 

 

 

José Carlos Lino é membro colaborador do European Committe for Standardization (CEN) para o European Standards of BIM.

Construindo uma maior competitividade e sustentabilidade na indústria AECO Europeia utilizando normalizações  BIM

O primeiro objetivo em BIM do European standardization foi alcançado com a adoção dos três primeiros European Standards. Em 26 de Outubro, o CEN/TC 442 reuniu-se em Madri para estabelecer as bases para os futuros trabalhos da normalização BIM.

Uma forma de estruturar informações do edifício

standars-of-BIM

Picture copyright Newton @ BIM is More Magazine

 

BIM é um processo de estruturação da informação de um edifício. Isto se refere ao modo de colaboração da representação digital de um objeto construído para facilitar o processo de construção incluindo edifícios, pontes, rodovias e plantas industriais. BIM facilita o projeto, a construção e a operação e manutenção criando bases confiáveis para tomada de decisões.

A CENT/TC 442, secretariado pelo nosso membro Norueguês, SN, tem como objetivo desenvolver metodologias para definir, descrever, trocar, monitorar, registrar e manipular com segurança dados de ativos, semânticas e processos.

Como primeira ação, CENT/TC 442 adotou três Normas Internacionais como Normas europeias:

  • EN ISO 16739:2016 (WI=00442002)

Industry Foundation Classes (IFC) para compartilhamento de dados no setor da construção e operação e manutenção (ISO 16739:2013)

  • EN ISO 12006-3:2016 (WI=00442003)

Building construction – Organização de informação sobre trabalhos na construção – Parte 3: Estrutura para informação orientada a objetos (ISO 12006-3:2007)

  • EN ISO 29841-2:2016 (WI=00442001)

Building information models – Manual de entrega da Informação – Parte 2: Estrutura de interação (ISO) 29841-2:2012)

Adoção possível graças à colaboração da ISO

A adoção dessas normativas foi possível graças à colaboração e proximidade entre a International counterpart e a International Organizations for Standardization (ISO), formalizado através do Tratado de Viena.

Adicionando o Industry Foundation Classes (IFC) no catálogo da CEN, a EN ISO 16739:2016 torna-se essencial para o desenvolvimento das futuras normativas BIM.

Estas normativas europeias têm sido disponíveis desde 19 de Outubro de 2016 através do 34 National Standardization Bodies (Membros da CEN) e sua implementação está programada para 30 de Abril de 2017.

 

Novos trabalhos de normalização em curso

Grupos de trabalho estão iniciando o desenvolvimento dos novos trabalhos de normalização para complementar o European Standards, mencionado acima. Fazendo isso, torna-se possível abordar especificidades europeias como o Construction Products Regulation (CPR, formato pdf).

Durante a terceira reunião do CEN/TC 442 ocorrida em Madri, a BIM Community, uma plataforma de informação espanhola sobre BIM, entrevistou o gerente de programas do CENELEC e do CEN, Alexandre Beltrão e Tomi Henttinen, representando nosso Finnish Menber SFS dentro da CEN/TC 422. Assista a entrevista

A indústria da construção é um dos maiores setores na Europa (10% da GDP da UE e 20 milhões de empregos). Os trabalhos realizados através da Normalização Europeia do BIM nos garantem que mantenhamos no caminho certo com a digitalização no mundo!

Saiba mais sobre a Standardization of construction work no site da CEN.

Fonte: www.cencenelec.eu

 

standards-of-bim-international-master-bim-manager

Obrigado por se inscrever. Você começará a receber nossas atualizações de notícias em sua caixa de entrada.
Parece que descobrimos um erro no seu novo pedido de inscrição. Por favor, tente novamente em alguns minutos ou envie um email para [email protected]

Inscreva-se en Engenheiros & Arquitetos

Receba as atualizações entregues diretamente na sua caixa de entrada!