BRE  e BIM no Reino Unido : O objetivo é obter boas informações e construir melhores projetos

 

BIM no Reino Unido

Atualmente, o Reino Unido lidera, no mundo e na Europa, as iniciativas relacionadas ao BIM. O NBS é um sistema de especificação de construção do Reino Unido usado por arquitetos e outros profissionais de construção para descrever os materiais, padrões e mão de obra de um Projeto Construtivo. Foi lançado em 1973 e agora é usado por mais de 5000 escritórios.

A História do BIM no Reino Unido

De acordo com Dan Rossiter, Senior BIM Communicator da BRE Global, o BIM surgiu no Reino Unido simplesmente porque a construção era terrível, tornando o edifício caro, além disso, a construção nunca se completava a tempo, o que chateava os clientes. Por isso, o governo queria melhorar esta situação.

Em 2008, com a crise financeira global, houve uma oportunidade para mudar e
reforçar. O setor público não tinha mais dinheiro para gastar em projetos perdulários. Assim,
em 2009, o relatório da Construction Excellence destacou alguns dos principais pontos da
indústria da construção civil no Reino Unido. Este relatório estabeleceu que este setor estava fazendo tudo muito mal, pois não estava atingindo as metas de custo, tempo e era altamente imprevisível.

Isso levou a criação de um mandato do governo do Reino Unido, que consistia  essencialmente em uma abordagem faseada com diferentes níveis de maturidade BIM. Abaixo está uma descrição dessas diferentes fases ou níveis.

The National Building Specification Levels

O National Building Specification é de propriedade do Royal Institute of British Architects (RIBA). Abaixo estão os diferentes níveis de implementação do BIM estabelecidos:

Nível Zero: Este nível consiste na ausência de colaboração. Este nível foi superado pela maioria dos países ao redor do mundo.

Nível 1: Este nível compreende uma mistura de CAD 3D para trabalho conceitual e 2D (bidimensional) para a elaboração de documentação legal e as informações de produção. Os padrões CAD são gerenciados de acordo com os padrões, enquanto a troca eletrônica de dados é realizada em um ambiente de dados comum (CDE), geralmente administrado pelo contratante principal.

Nível 2: Este nível é caracterizado por um extenso trabalho colaborativo. Isso requer a troca de informações específicas para o projeto, que é coordenada entre vários sistemas e participantes do projeto. O software CAD deve ser capaz de exportar para um formato de arquivo comum: IFC ou COBie. Este nível foi definido como a meta mínima para todas as construções do setor público pelo governo do Reino Unido. BIM Nível 2 tem sido um sucesso no Reino Unido. No ano de 2013, ajudou a economizar mais de 804 milhões de libras em custos de construção.

Nível 3: Embora este nível ainda não esteja totalmente definido, existe algum acordo em relação às suas características mais importantes. Isso inclui a criação de novos padrões internacionais de ‘Open Data’ que abririam o caminho para o compartilhamento fácil de dados no mercado. Outro elemento-chave seria a criação de um ambiente colaborativo interessado em trabalho colaborativo e aberto, bem como o treinamento do cliente do setor público no uso do BIM.

Para mais informações sobre esses diferentes níveis, consulte o site da NBS, que explica tudo com mais detalhes.

 

O Mandato do Governo

A partir de abril de 2016, todos os fornecedores de construção do governo do Reino Unido que se candidatam a projetos do governo adquiridos centralmente devem estar trabalhando no Nível 2 do BIM. Basicamente, se você não fizer o BIM, não obterá trabalho do governo.

O governo como um cliente pode obter melhorias significativas no custo, valor e desempenho de carbono através do uso de informações de ativos compartilhados abertos. Isso cobriu tudo, construção e projetos de infraestrutura.

A ideia era centralizar tudo em uma única fonte de informação, ou o Common Data Environment, com relatórios, desenhos, modelos, etc., e como parte disso o projeto girava em torno dele. A ideia é passar mais tempo planejando para que você faça certo na primeira vez.

Isso ajudou a migrar para o BIM Nível 3 ou “Digital Built Britain”, que abrangerá a colaboração e o pensamento intersetorial, aproveitando a oportunidade para repensar a maneira como adquirimos, entregamos e operamos nosso ambiente construído para garantir que atendamos aos nossos requisitos fiscais, funcionais e objetivos de sustentabilidade e crescimento.

BIM em outras partes do Reino Unido 

Uma vez que este mandato é aplicável apenas a projetos centralmente mandatados, e a maioria desses projetos é construída na Inglaterra, o nível de maturidade do BIM entre seus vizinhos é variado.

A Escócia tem suas próprias idéias. A partir de abril de 2017, eles estarão analisando o BIM para projetos acima de 5 milhões de euros. Embora a Escócia tenha um ponto de partida diferente, segue o mesmo padrão.

A Irlanda do Norte formou um comitê e está em consultoria, mas ainda não tem uma estratégia.

No País de Gales, não há estratégias, documentos ou processos.

No entanto, há esperança. A Aliança BIM do Reino Unido está tentando reunir tudo e manter o Nível 2 do BIM e criar uma única voz coesa.

Em conclusão, o foco tem sido a boa informação para bons projetos. O BIM contribuiu para a economia anual e a UK BIM Alliance está tentando criar uma única voz para a indústria no Reino Unido.

Obtenha mais uma certificação em BIM, torne-se um BIM Certificated Practitioner

A Zigurat reconhece a importância de ser certificada no Reino Unido, e é por isso que oferecemos aos estudantes do INTERNATIONAL MASTER BIM MANAGER / INTERNATIONAL MASTER BIM MANAGER INFRAESTRUTURAS a solicitação da Certificação BRE Global BIM Nível 2 (Reino Unido).

bre-bim-no-reino-unido-zigurat-international-master-bim-manager

bre-bim-no-reino-unido-zigurat-international-master-bim-manager-infraestruturas

Obrigado por se inscrever. Você começará a receber nossas novidades na sua caixa de entrada.
Parece que descobrimos um erro no seu novo pedido de inscrição. Por favor, tente novamente em alguns minutos ou envie um email para [email protected]

Inscreva-se en Engenheiros & Arquitetos

Receba as atualizações entregues diretamente na sua caixa de entrada!